EEI: NASA quer aposentar a estação até 2030

EEI: NASA quer aposentar a estação até 2030

A Estação Espacial Internacional (EEI), ou International Space Station (ISS) do inglês, é um laboratório de experimentos científicos que orbita o planeta Terra. A EEI é um projeto gerenciado em conjunto por diversas agências espaciais espalhadas pelo globo.

De acordo com a NASA, a Estação Espacial Internacional será aposentada em 2030. A ideia é que a Agência Espacial Americana passe a atender o setor privado na construção de novas estações espaciais, promovendo a atividade comercial no espaço através da criação de “destinos espaciais onde as pessoas possam visitar, viver e trabalhar”, como dito por Bill Nelson, administrador da NASA.

O “descarte” das instalações da estação será feito através de uma reentrada controlada na órbita terrestre e o local da queda será no Oceano Pacífico, em um local remoto conhecido como Ponto Nemo. Esse local é o ponto do planeta Terra mais distante de qualquer porção de terra, sejam continentes ou ilhas, e é conhecido também como “cemitério espacial”, uma vez que já tenha sido utilizado diversas outras vezes para o descarte de satélites e estações espaciais, como é o caso da estação espacial russa Mir.

Mas não se preocupe, pelos próximos 9 anos ainda será possível observar a EEI passando pelo céu da sua cidade. Para isso, basta utilizar o site Spot The Station, disponibilizado pela própria NASA, que mostra em quais dias e em quais horários a estação estará visível a olho nu, caso tenha boas condições climáticas, no céu da sua cidade.


FONTES:

https://www.tecmundo.com.br/ciencia/233314-estacao-espacial-internacional-desativada-cair-terra-2031.htm
https://www.istoedinheiro.com.br/nasa-vai-aposentar-estacao-espacial-internacional-em-2030/
https://spotthestation.nasa.gov/home.cfm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponto_Nemo

Autor: Carlos Eduardo Duarte

Carlos Eduardo Duarte dos Santos

%d blogueiros gostam disto: