EEI: NASA quer aposentar a estação até 2030
A Estação Espacial Internacional (EEI), ou International Space Station (ISS) do inglês, é um laboratório de experimentos científicos que orbita o planeta Terra. A EEI é um projeto gerenciado em conjunto por diversas agências espaciais espalhadas pelo globo.
De acordo com a NASA, a Estação Espacial Internacional será aposentada em 2030. A ideia é que a Agência Espacial Americana passe a atender o setor privado na construção de novas estações espaciais, promovendo a atividade comercial no espaço através da criação de “destinos espaciais onde as pessoas possam visitar, viver e trabalhar”, como dito por Bill Nelson, administrador da NASA.
O “descarte” das instalações da estação será feito através de uma reentrada controlada na órbita terrestre e o local da queda será no Oceano Pacífico, em um local remoto conhecido como Ponto Nemo. Esse local é o ponto do planeta Terra mais distante de qualquer porção de terra, sejam continentes ou ilhas, e é conhecido também como “cemitério espacial”, uma vez que já tenha sido utilizado diversas outras vezes para o descarte de satélites e estações espaciais, como é o caso da estação espacial russa Mir.
Mas não se preocupe, pelos próximos 9 anos ainda será possível observar a EEI passando pelo céu da sua cidade. Para isso, basta utilizar o site Spot The Station, disponibilizado pela própria NASA, que mostra em quais dias e em quais horários a estação estará visível a olho nu, caso tenha boas condições climáticas, no céu da sua cidade.
FONTES:
Autor: Carlos Eduardo Duarte