Luva de Controle

Luva de Controle

Tecnologias vestíveis

As tecnologias vestíveis estão ganhando destaque significativo no cenário atual. Um exemplo notável dessa tendência é a proliferação de smartwatches, produzidos por empresas renomadas como a Apple e a Samsung. Além desses relógios inteligentes, temos também dispositivos como óculos de realidade aumentada e realidade virtual.

No entanto, o universo das tecnologias vestíveis vai muito além do que podemos imaginar. Um exemplo notável é uma luva capaz de traduzir a linguagem de sinais, desenvolvida na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Para saber mais sobre essa inovação, você pode acessar o seguinte link: https://energiainteligenteufjf.com.br/tecnologia/vestiveis-luva-e-capaz-de-traduzir-linguagem-de-sinais/.

Com o objetivo de explorar o potencial impacto dessas tecnologias e adquirir conhecimentos valiosos, o grupo PET Elétrica da UFJF desenvolveu o projeto “Luva de Controle”. Esta luva permite o controle remoto de um carrinho.

Como funciona a Luva de Controle

Como mencionado anteriormente, o objetivo do projeto “Luva de Controle” foi desenvolver um dispositivo que permitisse o controle remoto de um carrinho. Vamos agora discutir detalhes sobre a construção tanto da luva quanto do carrinho.

Para a construção da luva, utilizamos um Arduino Nano como microcontrolador central responsável por executar todos os cálculos e interpretar as informações. Além disso, incorporamos um acelerômetro para detectar a posição da mão do usuário e um emissor de ondas de rádio para transmitir as instruções de direção ao carrinho.

Quanto à construção do carrinho, optamos por um chassi de MDF para a estrutura, motores de corrente contínua (CC) e rodinhas para a mobilidade. Na parte eletrônica, implementamos um Arduino UNO, desempenhando a mesma função que o Arduino Nano da luva, um receptor de ondas de rádio para receber os sinais emitidos pela luva, e uma ponte H para efetuar o controle dos motores CC.

Explicação aprofundada sobre como os componentes da luva funcionam

Os componentes integrados na luva desempenham um papel crucial ao identificar a posição da mão do usuário e transmitir essa informação ao carrinho. Este processo ocorre da seguinte maneira: inicialmente, o acelerômetro é responsável por capturar a posição da mão. O acelerômetro é um dispositivo que mede as vibrações e a aceleração dos movimentos da estrutura. Quando ocorre uma vibração ou uma alteração no movimento (aceleração), isso provoca uma pressão na massa sobre o material piezoelétrico, gerando uma carga elétrica proporcional à força aplicada.

Como essa carga está diretamente relacionada à força exercida e a massa é uma constante, a carga elétrica resultante também é proporcional à aceleração. Após a obtenção da informação sobre a posição da mão, ela é encaminhada para o “cérebro” da luva, que é o Arduino Nano. Este dispositivo é responsável por processar e manipular essas informações, posteriormente transmitindo-as através de um emissor de ondas de rádio para que sejam recebidas pelo carrinho.

Explicação aprofundada sobre como os componentes do carrinho funcionam

A informação é adquirida pelo carrinho por meio de um receptor de ondas de rádio, responsável por captar as ondas emitidas pela luva e transmiti-las para o Arduino UNO, que desempenha o papel central no funcionamento do carrinho. No Arduino UNO, todas as operações necessárias são realizadas para determinar a direção que o carrinho deve seguir. Com base nesse resultado, os motores são ativados de forma correspondente, permitindo que o carrinho se mova na direção desejada pelo usuário.

Considerações finais

É importante citar que esse projeto realizado pelo PET Elétrica gerou um artigo, que foi apresentado no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) pelo ex-petiano Cristiano Gregory Monfrim Camandaroba.

Gabriel Ribeiro