Robô ‘urso’ é criado para transportar doentes
Aparelho de 1,65 metros feito por japoneses consegue carregar até 61 quilos
Quando alguém na família fica hospitalizado ou impedido de andar por qualquer razão – idade, fratura ou doença –, uma das maiores dificuldades é transportar o doente. Dependendo do número de vezes que ele tem de ser transportado por dia, a família pode ganhar dois doentes em vez de um. Para resolver este problema os japoneses criaram o Riba, um robô em forma de urso que transporta pacientes.
>>Médico-robô é testado nos EUA
O bichinho de formato humanóide e 1,65 de altura é capaz de carregar até 61 quilos – capacidade que não ajuda muito no caso de homens e mulheres mais cheinhas, mas pode ser uma mão na roda para transportar crianças ou levar idosos do leito à cadeira de rodas e vice-versa.
A simpatia de Riba não para no sorriso. Ele tem câmeras nos olhos e um sistema capaz de reconhecer rostos e vozes de pacientes e até colegas de trabalho. Seu motor é silencioso, para não interromper o descanso de ninguém, e seus braços são revestidos de espuma para dar conforto ao paciente carregado. Ele tem ainda a capacidade de andar livremente pelo hospital sem esbarrar em nada.
Você deve estar se perguntando: mas por que, afinal um urso? Os japoneses alegam que quanto mais um robô tem o rosto parecido com o humano, mais aumenta a reação de medo a ele. Não acredita? Ok, imagine então se em vez do ursinho boa-praça você fosse transportado por ciborgue, como o encarnado por Schwarzenegger.