EBE prepara implantação de 100MW de energia fotovoltaica no Ceará

Projeto está orçado em U$400 milhões, e será dividido em quatro usinas

A Empresa Brasileira de Energia (EBE) prepara a implantação de 100MW em energia fotovoltaica na cidade de Russas, no Ceará. O projeto, denominado Parque Solar de Russas, está orçado em U$400 milhões, e será dividido em quatro parques, sendo um de 10MW e outros três de 30MW. A expectativa é de que a primeira planta esteja operacional até o primeiro semestre de 2013, e as demais em 2014.

Segundo o diretor-geral da EBE, Augusto Rodrigues, a primeira usina está orçada em aproximadamente U$50 milhões, e terá a energia comercializada no mercado livre. Já as demais, estão sendo projetadas para participação em futuros leilões que contemplem a energia solar.

No momento, a empresa está preparando os documentos para dar entrada no licenciamento ambiental do projeto junto à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em paralelo ao processo de liberação do terreno. Esse é o primeiro projeto da empresa na área, que não descarta ingressar em outras fontes renováveis.

Para o fornecimento dos painéis fotovoltaicos, a EBE está avaliando fabricantes chineses e norte americanos, mas não revela o andamento das negociações. “Eu gostaria de manter sigilo sobre o financiamento e fornecimento, porque a gente ainda está em negociação dos projetos adicionais. A priori, nós estamos conversando com fabricantes chineses e norte americanos”, disse Rodrigues.

FONTE: Jornal da energia

1008jia2001