USO DAS TECNOLOGIAS DE SIMULAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES NO MUNDO REAL

USO DAS TECNOLOGIAS DE SIMULAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES NO MUNDO REAL

A evolução tecnológica é um aspecto contínuo na sociedade contemporânea. Seja através do desenvolvimento de novas tecnologias, ou do aprimorando daquelas já existentes, é factual que a modernidade tornou-se fundamental para o ser humano.

Muitas atividades tornaram-se mais fáceis, rápidas, eficientes ou até mesmo possíveis em virtude de novas tecnologias. Nesse sentido podemos destacar as tecnologias de simulação.

Para os entusiastas dos videogames, certamente já se depararam com algum jogo que busque simular alguma atividade do mundo real, que variam desde atividades esportivas até atividades profissionais.

Tais jogos podem oferecer desde uma simulação mais simples, focando apenas em ser uma atividade de lazer para o usuário, até em simulações altamente realistas que permitam ao jogador aplicá-las no mundo real.

De “piloto” no joystick a corredor profissional

Haja vista o último ponto, podemos destacar a história de Jann Mardenborough, automobilista britânico que inspirou o filme “Gran Turismo: de jogador a corredor”.

Durante sua adolescência Jann havia demonstrado grande interesse pelo jogo “Gran Turismo 5”, e em virtude de sua habilidade, aos 19 anos, se inscreveu na GT academy de 2011.

O evento, realizado pela Sony, consistia numa competição entre os melhores jogadores, tendo como premiação aos vencedores, a possibilidade de correr em pistas de verdade e até mesmo de se tornar piloto profissional pela Nissan.

Mardenborough se destacou, tendo a oportunidade de levar sua habilidade no joystick ao mundo real. Assim, transformou-se num piloto de verdade, disputando as 24 horas de Dubai.

Posteriormente o jogador piloto seguiu no ramo profissional, e com apenas 21 anos, conseguiu emplacar o décimo lugar na Toyota Racing Series, foi campeão da GP3 no Grande Prêmio da Alemanha, em 2014, e ficou em terceiro lugar na lendária competição 24 horas de Le Mans.

Com isso, Jann foi capaz de levar as habilidades que tinha em um jogo de simulação de corrida, para a profissionalização como piloto.

Atualmente Jann Mardenborough trabalha como piloto de testes, ainda competindo em algumas corridas pelo mundo.

A experiência de um voo realista sem sair de casa

É válido salientar também que, as simulações não se destacam somente no ramo automobilístico, sendo um grande expoente do âmbito aéreo o “Microsoft Flight Simulator”.

O jogo foi lançado em 18 de agosto de 2020, cumprindo sua proposta de proporcionar uma experiência muito próxima à realidade.

Para elucidar a qualidade do simulador, é apresentado abaixo um vídeo que estabelece o comparativo entre o jogo e o mundo real:

A comparação deixa evidente o trabalho de extrema qualidade direcionado ao simulador, transmitindo ao usuário experiências de voos bem realistas.

Apesar de ainda ser possível notar detalhes que permitam a identificação de uma simulação como um jogo, o alto grau de realismo presente não deixa de ser um fato, tendendo ser cada vez maior com a evolução tecnológica iminente.

Assim, é notória a importância das tecnologias de simulação, uma vez que podem ir além do lazer ao proporcionar aos usuários experiências próximas ao mundo real.

Matheus Viana da Silveira