Lysa: iniciativa brasileira de um Cão-Guia Robô

Lysa: iniciativa brasileira de um Cão-Guia Robô

No fim de 2021, a startup Vixsystem anunciou o lançamento no mercado de Lysa, um cão-guia robótico que vem sido desenvolvido pela empresa desde 2014. O robô tem um formato semelhante ao de uma mala de mão e visa proporcionar autonomia e qualidade de vida para pessoas com algum tipo deficiência visual.

Somente no Brasil, são cerca de 6,5 milhões de deficientes visuais. Desses, estima-se que apenas 150 possuem cães-guias convencionais devido ao elevado custo e dificuldade de criação, algo em torno de 50 mil reais. Diante dessa situação, o robô Lysa surge como uma alternativa mais viável, rápida e eficiente, com um preço próximo de R$7 mil e sem a necessidade de treinamento.

Ele conta com software embarcado, algoritmo com inteligência artificial, dois motores, uma malha de sensores, câmera, sistema a laser Lidar, e muito mais. Cada componente de Lysa é pensado para que o produto seja de fácil uso e calcule as rotas mais seguras para locomoção.

Em relação ao uso, é necessário que o usuário baixe o aplicativo da Lysa no celular e então indique para onde deseja ir. A partir disso, o robô irá dar instruções precisas e inteligentes ao longo do trajeto, informando de possíveis obstáculos no caminho e desviando quando necessário. O esquema abaixo, montado pela própria startup, permite um entendimento mais detalhado do produto:

Em busca de financiadores, a equipe responsável por Lysa fez uma aparição no programa Shark Tank e conquistou R$200 mil e quatro sócios para aperfeiçoar o projeto. Lysa foi desenvolvida no Espírito Santo e algumas companhias como Petrobras, Vivo e o Shopping Vitória já adquiriram unidades e em breve, irão as disponibilizar para seus colaboradores e visitantes.

lysa-robo-guia-2.jpg (1771×1181)

Gostou de conhecer sobre a Lysa? Então não deixe de ficar ligado para mais notícias!

Fontes:

Gustavo Candido