Divya, a Máquina de lavar a manivela
Navjot Sawhney, à direita.
Navjot Sawhney, profissional em engenharia humanitária com Mestrado em Engenharia (MEng) pelo Queen Mary, U. of London e MSC em Humanitarismo, Conflito e Desenvolvimento pela University of Bath, teve a inspiração de criar a máquina durante um ano sabático no sul da Índia, onde viu mulheres e crianças passando muito tempo lavando roupas à mão. Com isso, Navjot Sawhney teve a ideia de criar uma máquina de lavar a manivela que custa 30 euros para ser fabricada e é feita com um “tambor” consumindo apenas 10 litros de água por ciclo O fato de a eletricidade não ser necessária e menos água ser usada é crucial em certas áreas onde esses bens são escassos. Assim, a máquina ajudará as pessoas a lavar e higienizar suas roupas, poupando esforços em algumas áreas mais pobres. A máquina chamada de “Divya” pode ser usada para lavar e centrifugar e seu design proporciona o fácil uso, o que reduz o tempo de lavagem da roupa.
O “The Washing Machine” foi criado em 2018 e a máquina já está em uso há 3 anos em um campo de refugiados no Iraque e outros projetos piloto serão lançados na Jordânia e Vanuatu este ano.
Sawhney planeja fornecer pelo menos 7.500 máquinas para famílias e comunidades carentes, com isso ele estima que ajudará cerca de 100.000 pessoas nos próximos dois anos.
Sawhney também planeja que os seus projetos se tornem centro de inovação para o mundo humanitário e acabou de registrar o Projeto de Refrigeração: está analisando a refrigeração fora da rede e quer desenvolver fogões e iluminação para a população de países mais pobres.
Você pode conhecer mais sobre o projeto acessando o site:
https://thewashingmachineproject.org/
Escrito por Bianca Cardoso
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário!
Fonte: