Zoológico Virtual
Já pensou em ficar cara a cara com o rei da selva e mesmo assim não ter risco nenhum de ir dessa pra melhor? Essas e grandes outras aventuras no reino animal estão sendo disponibilizadas no primeiro zoológico que utiliza realidade virtual localizado em Guangzhou no sul da China.
O que é VR?
Nos últimos anos a terminologia VR começou a ser bastante utilizada pela mídia e população em geral. A sigla significa “Virtual Reality” que traduzido para o portugues corresponde a Realidade virtual e representa um ambiente digitalizado onde os usuários podem interagir com diversos aspectos desse espaço. Normalmente , esse lugar é programado do zero e conta com auxílio de controles e sensores como óculos e luvas utilizados pelos clientes para detectar os movimentos do usuário e transmitir esses inputs para dentro do ambiente promovendo a interação.
Como funciona?
A estrutura do zoológico conta com diversos aparelhos tecnológicos que permitem a inserção do visitante nos mais diversos cenários, variando desde Jurassic Park até Madagascar. São disponibilizados óculos de realidade virtual e headsets que, quando usados em conjunto, inserem o usuário em um ambiente realista que simula o ecossistema do animal em questão.
Qual foi a motivação por trás da ideia?
Uma das principais motivações para a construção foi justamente gerar uma conscientização da população em geral a respeito da exploração da vida selvagem. Principalmente levando em consideração a má reputação da China nesse aspecto. O zoológico VR promove a interação “direta” entre visitante e atração sem retirar o animal de seu habitat natural e não provoca um desbalanço no ecossistema em questão. O zoológico foi inaugurado em 2018 e continua aberto até os dias de hoje. Sem sombra de dúvidas se a “moda” pegar o abuso de animais exóticos em zoológicos reduzirá consideravelmente e os estabelecimentos conseguirão manter sua renda de maneira sustentável.