As principais formas de geração de energia

As principais formas de geração de energia

  Nos últimos anos a energia tem tomado um papel essencial na vida de todo ser humano, mas você sabe de onde vem toda energia que consumimos? O como funciona hoje vai explicar um pouco de cada método de geração. Quando falamos sobre tipos de geração de energia, em termos mais técnicos estamos nos referindo a matriz energética, que é aquele conjunto de fontes de energia em geral, não só para a geração. Temas também a divisão entre fontes renováveis e não renováveis, que depende da natureza da fonte a ser estudada. Iremos falar hoje sobre as principais fontes que compõem a matriz.

  • Hidroelétrica

A forma mais conhecida de gerar energia é através das usinas hidrelétricas. No Brasil essa é a principal fonte que compõe a nossa matriz. De forma simples as usinas transformam energia cinética em energia mecânica, isso ocorre através do movimento das águas que giram as pás da turbina que transforma a energia mecânica em elétrica. O circuito da água é construído de forma que haja uma queda para que a força mecânica da massa aumente fazendo com que seja o mais efetivo possível.

Ou seja, para que tudo isso funcione é necessário a construção de uma casa de máquinas, barragem, circuito hidráulico e até mudança no curso do rio. Por mais que essa energia seja considerada renovável de baixo custo é necessário todo um estudo para definir o local que vai ser inundado para a construção da mesma.

  • Maremotriz

Essa forma de geração não é tão conhecida e utilizada, porém segue a mesma ideia das hidrelétricas, entretanto em vez de utilizar uma descida artificial do rio ela utiliza a subida e descida das marés. Sendo assim, tem que ser construída em mares e também pode ser comparada com o funcionamento de campos eólicos. Já que são pás que ficam submersas e são giradas pela força do mar, gerando a energia elétrica. Por mais que seja uma energia limpa, ela tem um custo inicial elevado e afeta a vida marinha em seu entorno, além disso apenas lugares específicos podem receber essas torres geradoras já que a densidade do mar tem que ser exata. 

  • Eólica 

Outra energia renovável muito utilizada no Brasil, mais concentrada nos estados do Nordeste. Essa forma de geração também é a transformação da energia cinética em mecânica e depois em energia elétrica propriamente dita atrás de um gerador. Mas nesse caso, o elemento da natureza utilizado para fazer a força para girar a turbina é o vento. Parques eólicos consistem em campos com diversos ventiladores gigantes. 

Essa energia tem muitas vantagens por ser limpa, poluir pouco e também ser de baixo custo de manutenção, mas ao mesmo tempo ela afeta a natureza com seu barulho insustentável fazendo com que pessoas que moram perto tenham que se mudar e sendo um perigo para os animais que voam por essa região.


  • Solar 

Essa é a energia que tem se tornado mais popular nos últimos anos, pois com um investimento é possível ter uma usina geradora de energia na sua própria casa. Sendo também uma fonte renovável, dessa vez o elemento da natureza que vai ser o sol. E diferente das outras fontes já apresentadas, a energia térmica será transformada em energia elétrica. Isso ocorre através dos painéis solares, onde eles transformam os raios que o sol emite em energia elétrica através de inversores próprios para isso. A energia térmica liberada pelo sol também pode ser utilizada diretamente como aquecedor de água. 

Essa forma de geração é uma das mais limpas e que menos afeta o ambiente natural ao seu redor, por mais que o investimento inicial seja bem alto e tem que ser feito um estudo para planejar o melhor posicionamento dos painéis ela continua sendo uma das formas mais em conta e que pode ser construída por todos na maioria dos lugares.

  • Biomassa

A última energia renovável a ser falada é a biomassa, que por mais que seja considerada barata não pode ser considerada uma energia limpa. Isso porque a geração através da biomassa consiste na queima de resíduos naturais como bagaço de cana de açúcar, madeira, soja, vegetais, etc. As usinas termoelétricas são as responsáveis por essa geração e assim como a energia solar transforma o calor em energia elétrica. O vapor de água liberado na queima é o responsável pelo movimento das turbinas e geração de energia. 

Por mais que essa forma de geração possa ser considerada natural, ela pode ser incentivadora do aumento do desmatamento. Os gases liberados pela mesma não são poluentes pois fazem parte do ciclo de carbono mas ainda sim o impacto ambiental causado pela mesma é grande.

  • Combustíveis fósseis

Agora falando das energias não renováveis, temos a mais utilizada para gerar energia para os carros, a famosa gasolina ou sua matéria prima o petróleo. Os elementos considerados combustíveis fósseis são diversos, além do já citado temos também o carvão mineral, o gás natural, entre outros. Essa é atualmente a fonte de energia que mais compõe a nossa matriz mundial. Ela pode tanto ser utilizada em usinas termoelétricas seguindo o mesmo padrão da biomassa, como ser utilizada diretamente para a movimentação de veículos através da combustão imediata. 

Além da matéria prima não ser renovável, essa forma de energia não é limpa pois os gases liberados na queima são considerados poluentes, além de erros de armazenamento podem causar desastres ambientais e humanos.

  • Energia nuclear

Como última forma de geração, deixei a mais polêmica e temida. Quando se é falado em nuclear, logo ligamos com bomba e desastre, entretanto por mais que não seja renovável a energia nuclear é uma das mais limpas e que menos afeta o meio ambiente ao redor. O processo para gerar essa energia é um pouco mais complicado que os já citados, que normalmente se resumem em uma força externa movimentando as pás do gerador ou sendo transformada diretamente. Pois a força externa que irá movimentar a turbina vem de uma reação físico/química dos átomos. Dentro de um reator ocorre a fissão ou fusão nuclear dos átomos que gera uma onda de calor que movimenta a turbina e depois repete o mesmo processo das outras energias. 

Por mais que os riscos de acidente existam eles são mínimos e com uma manutenção regular e um bom estudo de posicionamento da usina os danos são reduzidos. A geração nuclear tem um alto investimento inicial porém com o passar dos anos ela se paga.

Por mais que pareça complicado, o princípio de toda geração independente da matéria prima ou combustível é o mesmo. A diferença entre elas está sempre nas vantagens e desvantagens de cada uma que devem ser analisadas levando em conta desde o ambiente até o investimento inicial que pode ser feito.

Com o passar do tempo a necessidade de mais energia para sustentar todo o consumo humano só aumenta e pensar em novas fontes de energia e como melhorar as que já existem é uma necessidade. 

Autora: Isabella Costa Lacerda

Isabella Costa