Os 5 Vulcões Mais Ativos da Terra
Nos últimos dias, as imagens impressionantes da erupção do vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, no complexo das Ilhas Canárias, causaram espanto em muitas pessoas. Ao todo, até o momento, 800 pessoas foram retiradas de suas casas, por conta dos rios de lava, e mais de 3000 ficaram confinadas a fim de evitar os vapores tóxicos gerados pela destruição de fábricas. Essa é, porém, a terceira vez que esse vulcão entra em atividade nos últimos cem anos e desta vez segue sem nenhuma fatalidade graças ao manejo planejado da situação.
Ao todo, a terra conta com 1500 vulcões potencialmente ativos, ou seja, que tiveram alguma atividade nos últimos 10 mil anos. Podemos afirmar que 50 desses estiveram em atividade simultaneamente até setembro de 2021, dentre eles o vulcão Etna, localizado na Ilha italiana da Sicília. Um número que pode alarmante para muitos, porém já foram documentados até 500 vulcões ativos simultaneamente, então não há motivo real para alarde.
Mas afinal, o que causa essas erupções? É possível prever o que vai acontecer?
Bem, um vulcão é uma estrutura geológica com uma abertura no solo que serve para aliviar as altas pressões no interior da terra através da expulsão de material magmático. Essas estruturas geralmente são geradas graças ao choque, ou atrito, constante de placas tectônicas, o que resulta em uma elevação da superfície geográfica.
Para um melhor entendimento e para vias de estudo é possível dividir um vulcão nas seguintes partes:
- Cone Vulcânico;
- Câmara magmática;
- Chaminé;
- Cratera;
A causa mais provável para um erupção vulcânica tem origem no movimento das placas tectônicas, algo que mesmo com a tecnologia moderna é difícil de prever e impossível de impedir.
É essa movimentação que gera a agitação do material magmático e o aumento da pressão interna no manto terrestre, o que pode resultar em erupções vulcânicas, e também, em atividades sísmicas.
Existem diferentes tipos de classificação de uma erupção vulcânica. Nesta matéria, é utilizada a classificação em relação a violência, sendo os tipos mais comuns de erupções:
- Explosivas: Com lava de alta viscosidade e lançamento violento de materiais no ar;
- Efusivas: Presença de lava mais fluida com possibilidade de escoamento em altíssima temperatura, a qual varia entre 600 e 1200ºC, associada a liberação de gases;
Apesar do desastre natural causado por uma erupção, muitos povos florescem nas regiões vulcânicas, pois a lava dá origem a solos extremamente férteis, além de propiciar a extração de rochas ígneas, como o granito e o basalto. Contudo, é bom ficar de olho na atividade desses gigantes da natureza e estar preparado para caso qualquer coisa acontecer. E, caso você tenha algum fascínio por vulcões e deseje fazer um tour pelas áreas de maio atividade, ou apenas queira evitar um imprevisto, aqui vai a classificação especial.
Os 5 vulcões mais ativos da terra:
- Kilauea, no Havaí;
- Etna, na Itália;
- Piton de la Fournaise, Ilha da Reunião ( Território francês);
- Stromboli, na Itália;
- Monte Merapi, Ilha de Java ( Indonésia );
Outro fato interessante é que é possível utilizar o calor das áreas vulcânicas para a produção de energia geotérmica, a qual pode ser considerada uma fonte renovável e limpa. Basicamente, as altas temperaturas do solo são utilizadas para aquecer um boiler e o vapor de água produzido é responsável por girar as turbinas dos geradores da estação.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos e família!
Fontes:
https://suportegeografico77.blogspot.com/2018/06/energia-geotermica.html