Como Funciona: Caixas de Som

Como Funciona: Caixas de Som

As caixas de som são equipamentos elétricos que fazem parte do dia a dia das pessoas, seja em momentos de lazer ou em seus locais de trabalho. Elas são compostas por um circuito elétrico, caixa acústica e por alto-falantes. Porém, como  o som captado por um microfone é reproduzido pelos aparelhos de som? No nosso Como Funciona de hoje explicaremos como essa “mágica” acontece.

  1. Circuito Elétrico

Ele é composto por diversos componentes eletrônicos como amplificadores, capacitores, resistores, transistores, entre outros e  é responsável por:

  • Filtrar os sinais de áudio recebidos, permitindo que  o alto-falante reproduz o som captado de maneira mais “fiel”;
  • Alterar o volume do som, isto é sua intensidade;
  • Alterar a altura do som, isto é, aumentar sua frequência (som mais agudo) ou diminuí-la (som mais grave).

As características listadas são as funções mais básicas normalmente encontradas nesse tipo de equipamento, porém os mais sofisticados possuem muitas outras funcionalidades.

  1. Caixa Acústica

Ela é construída em volta dos alto-falantes para auxiliá-los, melhorando assim a reprodução do som emitido. Existem diversos tipos de caixas, cada uma projetada de acordo com os parâmetros de seu respectivo alto-falantes. Alguns dos modelos mais comuns de caixas estão mostrados abaixo: 

  • Selada: isola quase completamente a massa de ar traseira do falante em relação à da dianteira. A única variável desta caixa é o volume de ar em seu interior. Nesse sentido, o volume varia de acordo com a vibração do cone do alto falante e a pressão interna empurra de volta o ar, o que criará um efeito similar a uma mola se estendendo. Esta variação interna possibilita um tempo de resposta rápida e emissão precisa de sons , sendo mais utilizada para reproduzir sons graves.

  • Dutada: sendo quase totalmente selada, ela possui um tubo com comprimento e diâmetro projetado para ressonar em uma frequência desejada. Como possui mais variáveis que a caixa selada, seu projeto é mais complexo, porém, em contrapartida, pode ser facilmente reconfigurada em vista do duto, se tornando assim extremamente versátil. Possui um tempo de resposta alto, principalmente nos sons mais graves, o que pode prejudicar a reprodução dos sons.
  • Passa Banda: esta caixa possui este nome, pois ela só reproduz determinadas faixas de frequências que são chamadas de bandas. Em vista desta característica é extremamente difícil de ser projetada e configurada.
  • Linha de transmissão: esta é uma caixa bastante diferente das anteriores, seja em forma pois ela é retangular, ou seja em sua composição ela não tem dutos, nem é selada. Ela possui um corredor em sua parte traseira que possui área equivalente a área do cone. Além disso, apresenta um tempo de resposta baixo como as caixas seladas e possui uma resposta extensa como a caixa dutada.
  1. Alto-falante

É o componente responsável por converter os sinais elétricos em ondas sonoras. Sua estrutura conta com uma bobina que é alimentada pelo sinal elétrico, a qual faz com que ela se aproxime e se afaste de um ímã. Dessa forma, o ar é movimentado, que por sua vez fará o cone que compõe o alto-falante vibrar, esta gerará, por fim, o som que escutamos. Quanto maior os cones melhor as caixas reproduzem os sons graves.

Por Rodrigo Lúcio.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos.

Fontes: Wikipédia.

Rodrigo Lucio