Conhecendo Alexa
Atualmente, os assistentes virtuais estão se integrando cada vez mais em nossas vidas. Seja pelo smartphone ou através de um dispositivo específico, eles podem auxiliar e até realizar pequenas tarefas no dia a dia.
Ao se tratar da Alexa, estamos falando de uma assistente que precisa de um dispositivo especifico e que com ele, é possível integrar diversas tecnologias inteligentes que estiverem presentes na casa, indo desde eletroeletrônicos até outras como lâmpadas, fechaduras e outros acessórios smart. Com um simples comando de voz, é possível dar ordens para que ela controle esses dispositivos de forma remota e facilite as nossas vidas.
Origem
A Alexa foi desenvolvida pela Amazon, tendo sua primeira aparição em 2014, como parte das caixas de som inteligentes Echo. Nesta época, já existiam outros assistentes virtuais, porém ela foi a primeira IA focada em ajudar em tarefas cotidianas de seus usuários. Um de seus atributos inovadores foi a capacidade de realizar compras online, que até então não era possível por meio de uma assistente virtual.
Seu nome, Alexa, vem de Alexandria, que é uma cidade portuária do Mediterrâneo, no Egito. Durante o período helenístico, abrigou um farol que é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, além de uma famosa biblioteca, reencarnada na ultramoderna Biblioteca Alexandrina, que segundo crenças populares, abrigava “todo” o conhecimento da humanidade. O nome também foi escolhido por causa da consoante ‘’x’’ que é facilmente detectada com alta precisão pelo aparelho, facilitando assim a comunicação. Basta dizer a palavra Alexa para que a assistente já reconheça o comando de voz e realize o pedido do usuário. Caso o usuário prefira, ela também pode ser configurada para atender com os comandos “Amazon” e “Echo”.
Funcionamento
Quando a palavra de comando é dita e a solicitação feita, os pedidos são gravados e enviados para os servidores da Amazon, nos quais é feito o processamento da solicitação e, depois, devolvidos ao usuário. Tudo acontece rapidamente. Além disso, ela também é programada com centenas de frases para conversar com os usuários, podendo contar piadas, sussurrar, e responder as perguntas sem realizar uma ação, tornando seu uso descontraído e mais divertido do que outras inteligências artificiais.
Nos dias de hoje, ela está em vários aparelhos da Amazon além das caixinhas de som inteligentes (Speakers), como o Fire TV Stick que é o sistema smart da Amazon para TVs. Entretanto, somente em 2019 que a assistente foi lançada no Brasil.
Para seu funcionamento é necessário ter conexão continua com a internet, seus microfones ficam ligados o tempo inteiro para identificar os comandos e pedidos e realiza-los instantaneamente.
Tipos de dispositivo
Echo dot e Echo studio
Esses são os tipos mais comuns de se ver, estes aparelhos são caixinhas de som inteligentes que com o uso da Amazon Alexa são capazes de automatizar seu dia, te ajudando em tarefas do cotidiano. Alguns exemplos de suas funcionalidades são:
· Interação com Casa Inteligente.
· Ajudar na produtividade.
· Informar as principais notícias do dia.
· Selecionar uma música ou um filme.
· Pedir um Uber.
· Saber sobre o tempo e o trânsito.
Echo show
Já estes modelos possuem uma tela display capaz de funcionar como uma televisão, sendo possível ter acesso a aplicativos de streaming para assistir series, vídeos, filmes. Também pode realizar chamadas de vídeo ou fazer Drop In com outros dispositivos compatíveis e permitidos. Servir de bloco de notas ou porta-retratos, dentre outros.
Fire Tv Stick
E por fim, tem o Fire TV Stick é uma central de mídia que se conecta à internet e faz a integração do seu televisor com as funcionalidades de uma TV inteligente. Possui controle remoto que executa os principais streamings do mercado como Prime Vídeo, Netflix e Spotify, de forma rápida e prática. Utilizando, assim como os outros modelos, o recurso de comando de voz, para realizar as tarefas pedidas pelo usuario. Alem de tudo, é possível criar novas “skills”, para personalizar seu uso, as skills adicionam novas funcionalidades à sua experiência com a Alexa.
Texto por: Júlia Paiva