Teclado energizado pelo sol economiza energia durante a digitação

O desenvolvimento de um teclado energizado pelo sol poderia reduzir o consumo de energia relacionado ao computador, além de oferecer uma forma mais ecologicamente correta de digitar. Na semana passada, a empresa de eletrônicos Logitech anunciou a disponibilidade do primeiro teclado da companhia energizado pelo sol, o Logitech k750. O teclado sem fio é energizado através de um painel solar integrado que pode ser carregado utilizando a luz do sol que entra na casa. De acordo com a companhia, o teclado funciona até na escuridão total por até três meses. Além de ser energizado por recursos naturais alternativos, o teclado também é livre de materiais nocivos, e vem com uma embalagem totalmente reciclável. O teclado deve estar disponível nos Estados Unidos e na Europa em janeiro de 2011, com preço de varejo estimado em 69,99 libras.

Outras companhias de eletrônicos também estão desenvolvendo dispositivos parecidos, para atender à demanda pública por produtos ecologicamente corretos. A AU Optronics Corp, de Taiwan, desenvolveu o que diz ser o primeiro teclado solar do mundo para notebooks, e que deve reduzir em até 20% o consumo de energia. O aparelho será apresentado na FPD International, uma mostra de tecnologia que será realizada de 10 a 12 de novembro, no Japão.

A SlimStar 820 Solargizer, desenvolvido pela companhia Genius, também é energizada pelo sol. O dispositivo sem fio, vendido com um mouse que economiza energia, foi premiado em 2007 pelo grupo de defesa do consumidor norte-americano CES. O consumo de energia relacionado ao uso de computadores também pode ser reduzido com produtos com classificação Energy Star. O Departamento de Energia dos Estados Unidos calcula que computadores desse tipo consomem até 70% menos eletricidade quando estão em modo de espera, em comparação com outros computadores sem ferramentas de economia de energia elétrica.

Fonte: Procel Info

ilp89

%d blogueiros gostam disto: