SP ganha sua primeira usina de energia solar

Primeira usina do estado absorveu investimentos de R$ 13,8 milhões em pesquisa e desenvolvimento

A primeira usina de energia solar fotovoltaica do estado de São Paulo foi inaugurada nesta terça-feira em Campinas. Localizada em uma área de 13.700 m², a usina de Tanquinhos, construída pelo Grupo CPFL, vai gerar aproximadamente 1,6 GWh por ano – o suficiente para abastecer mensalmente 657 residências com um consumo médio de 200 KWh/mês.

Num primeiro momento, a energia gerada a partir dos painéis fotovoltaicos que transformam a luz solar em eletricidade será usada para abastecer integralmente uma empresa da região. A expectativa é que a usina passe a integrar a rede de abastecimento dos clientes da empresa a partir de 2013.

O projeto de geração de energia limpa e renovável com painéis solares fotovoltaicos foi aprovado em dezembro de 2011 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e absorveu investimentos de R$ 13,8 milhões em pesquisa e desenvolvimento. “A demanda de energia solar ainda é incipiente no Brasil, mas deverá se consolidar nos próximos dois anos”, diz Wilson Ferreira Jr., presidente da CPFL Energia.

 

Para o executivo, o segmento pode ser impulsionado mais regulação do setor elétrico e por incentivos que estimulem indústrias de paineis solares fotovoltaicos a abrir fábricas em território brasileiro. A CPFL Renováveis, subsidiária do Grupo CPFL, será a responsável pela gestão e operação da Usina.

 

Fonte: Info Abril