Seminário discute oportunidades e desafios do mercado de carbono pós COP -15
Com a indefinição de um acordo global no Cop-15, realizado em dezembro de 2009, e com o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto marcado para expirar em 2012, são gerados diversos desafios, mas também oportunidades que devem ser aproveitadas. Para debater essas questões, envolvendo adaptação, mitigação, desenvolvimento tecnológico e mercado, será realizado o Seminário Internacional “Oportunidades e Desafios do Mercado de Carbono Pós COP-15 – Mercado Voluntário e Regulado”. O evento será realizado no próximo dia 24, em São Paulo.
O seminário contará com palestras do diretor executivo da CantorCO2e Brasil, Divaldo Rezende, que abordará uma visão atual sobre o mercado de carbono e discutirá perspectivas para o setor; de José Miguez, representante da Comissão Interministerial de Mudança Global do Clima, para falar sobre os resultados da COP-15 e o que se espera para a COP-16; e do consultor da União da Indústria de Cana de Açúcar, e pesquisador da Universidade de Campinas, Isaías Macedo, que palestrará sobre mudanças climáticas e redução de emissões do setor sucroalcooleiro.
Além desses, o diretor executivo da Coomex, José Manoel Biaggi Amorim, estará presente falando sobre a sinergia da bioeletricidade com créditos de carbono; Carlos Roberto Silvestrin, vice-presidente executivo da Associação da Indústria de Cogeração de Energia, apresentará o programa Bioeletricidade 2011-2020; e o presidente da Carbono Social Serviços Ambientais, Stefano Merlin, palestrará sobre mercado voluntário de carbono; entre outros.
Fonte:Canal Energia.