Raio neutralizador de drones será testado em aeroportos dos EUA
A FAA (Federal Aviation Administration) dos Estados Unidos selecionou um sistema desenvolvido no Reino Unido que pode detectar e desabilitar drones indesejáveis próximos a aeroportos.
O dispositivo conhecido como AUDS (anti-UAV (veículo aéreo não tripulado ou VANT) defence system) é o resultado do trabalho conjunto de três empresas: Blighter Surveillance Systems, Chess Dynamics e Enterprise Control Systems, e receberá suporte nos Estados Unidos da Liteye Systems.
O AUDS pode detectar um drone a 6 milhas (cerca de 9,66 km) de distância utilizando um radar eletrônico de varredura (desenvolvido pela Blighter), rastreá-lo automaticamente por meio de câmeras infravermelhas e câmeras diurnas (desenvolvido pela Chess) e interromper o voo por meio de um jammer (aparelho capaz de neutralizar ondas de rádio) (desenvolvido pela Enterprise).
O processo todo leva de 8 a 15s, declara a Blighter, dizendo: “O time do AUDS já fez mais de 400 horas de testes em campo relacionados ao governo contra mais de 400 voos de UAVs do grupo 1”. Grupo 1 é uma classificação do Departamento de Defesa Americano para drones abaixo de 9 kg.
Como parte de um programa chamado Pathfinder, a FAA está avaliando tecnologias que podem detectar e identificar voos de drones desautorizados próximos a aeroportos, e parte desse programa é um acordo para testar o AUDS em aeroportos selecionados dos EUA.
De acordo com a Blighter, a FAA recebe mais de 100 relatos a cada mês da ocorrência de veículos aéreos não tripulados muito próximos de aeroportos ou aeronaves.
“A FAA contatou nosso time pelo sucesso do AUDS em testes patrocinados pelo Governo americano no final de 2015”, disse Mark Radford, CEO da Blighter. “Esses testes confirmaram que nosso sistema era capaz de detectar, rastrear, interferir e neutralizar micro, mini e grandes drones, inclusive em situações imprevistas”.
De acordo com ele, o sistema trabalha dia e noite em todos os climas, e pode forçar o drone a pousar dentro e fora do perímetro do aeroporto. Ele pode também fornecer evidências, incluindo vídeos e trajetórias coletadas por radar, para que as autoridades encontrem quem estava controlando os drones.
O sistema inclui:
.Radar de segurança de varredura eletrônico aéreo A400 Series Ku band da Blighter.
.Eletrical Optical Director (EOD), câmeras infravermelhas e câmeras diurnas da Chess.
.Inibidor de radiofrequência direcional da Enterprise.
O inibidor trabalha em 5 bandas: GNSS (por exemplo GPS) 433MHz (ISM), 915MHz (ISM), 2.4GHz (ISM) e 5.8GHz (ISM, Wi-Fi).
O sistema pode ser implantado em locais fixos ou veículos e é “efetivo contra micro UAVs do Grupo 1 a distâncias acima de 2 km e mini UAVs do Grupo 1 a distâncias de muitos quilômetros”, declara Blighter.
As aplicações do projeto incluem controle de fronteiras, usinas de energia nuclear, refinarias de petróleo, eventos políticos e eventos esportivos.
Fonte: Electronics Weekly