Presidente do Grupo Virgin diz que energia nuclear é necessária e está cada vez mais segura

Branson defendeu necessidade de instalações de usinas nucleares em lugares seguros

O governador do Amazonas, Omar Aziz (centro), e o fundador e presidente do Grupo Virgin, Richard Branson (à dir.), posam para foto no fórum

 

O empresário do Grupo Virgin, Richard Branson, defendeu a necessidade instalações de usinas nucleares. “Precisamos de reatores nucleares pelo mundo; precisamos desse tipo de energia”, afirmou o executivo.

– Nós [o Grupo Virgin] não investimos nesse tipo de energia, mas o reator nuclear moderno é muito seguro.

Segundo ele, um desastre em uma mina de carvão na China gera tantos mortos quanto um acidente nuclear como o ocorrido no Japão, por exemplo. “O fato é que as usinas nucleares são necessárias, e no Japão não eram tão seguras e estavam em um lugar errado”, disse o empresário que investe no desenvolvimento de biocombustíveis, energia solar e eólica.

Branson acredita que, sem as taxas de crescimento na China, Brasil e Japão continuarem nos ritmos atuais, vai faltar petróleo no mundo.

–  A curto prazo, isso poderia ser bom para o Brasil, com suas novas descobertas. A indústria do petróleo é um segmento que vai gerar muitos empregos, além da internet.

Sem querer dar uma palestra para os participantes do 2o Fórum Mundial de Sustentabilidade, que vai até amanhã em Manaus, Branson achou melhor apenas responder às perguntas da platéia, que passaram pelos temas Empreendedorismo, Sustentabilidade, Olimpíadas e Música. O executivo elogiou o desenvolvimento brasileiro e fez uma menção especial ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

– Fernando Henrique Cardoso não tem o reconhecimento no Brasil que merece. Foi a gestão dele que colocou o país no rumo que está hoje.

Empreendedorismo

O fato de já ser milionário dá a Branson uma grande vantagem em relação aos outros empresários.

– Sou um sonhador, gosto de sonhar, e muito. Nos últimos dez anos da minha vida, eu não visei lucro. Tentei apenas fazer o melhor negócio.

Branson recebeu uma homenagem do evento e adereços das comunidades indígenas da região.

O 2o Fórum Mundial de Sustentabilidade vai até sábado e terá a presença do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, além de políticos brasileiros ligados ao meio ambiente e ambientalistas convidados de vários países. Além de Branson, falaram também aos mais de 840 convidados o ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, e o cineasta James Cameron. O evento é promovido pela Seminars e pelo Lide.

Fonte: R7 Notícias