Post do Bem: Instituto Aviva

Post do Bem: Instituto Aviva

“A limitação está nos olhos de quem vê e a transformação nas mãos de quem faz.”

De acordo com o último censo do IBGE, de 2010, cerca de 23% da população brasileira têm algum tipo de deficiência e estima-se que, ao menos 7,5% das crianças (até 14 anos de idade) têm uma deficiência diagnosticada.

Apesar desse número de pequenos cidadãos ser alto, a inclusão social ainda é uma grande barreira para a plena vivência das crianças com deficiência, pouco ainda se fala sobre esse assunto. Mais do que aceitar a criança com deficiência, inclusão também tem a ver com a noção de pertencimento, de saber lidar com as diferenças de mobilidade, de comportamento, de interação, de comunicação entre outros. Trabalhar a inclusão é um reponsabilidade social, um dever com a coletividade, de modo que integrar as pessoas com deficiente, é possibilitar que esse grupo tenha acesso aos direitos que lhe são garantidos pela constituição.

Conheça hoje, no Post do Bem, o Instituto Aviva que desde 2011, trabalha pela inclusão de crianças com deficiência em Juiz de Fora, através de atividades lúdico-desportivas adaptadas, proporcionando aos integrantes e familiares um espaço de discussão e conhecimento.

O Instituto

O Instituto Aviva busca a inclusão social de crianças com deficiência, através de um trabalho intelectual, físico e sensorial, levando voluntários e crianças atendidas ao processo de participação social, desenvolvimento da igualdade de oportunidade e a promoção da autonomia pessoal.

Formado por voluntários de diferentes idades e diferentes áreas de formação, o Aviva tem como causa dar visibilidade a pessoa com deficiência, atendendo às necessidades das crianças assistidas, por meio de um espaço recreativo e desportivo, contribuindo assim para o desenvolvimento da cidadania das crianças e da comunidade em geral.

“Essas pessoas precisam ser vistas, precisam ocupar os espaços. Mais do que um laudo médico, elas são pessoas iguais e diferentes a qualquer outra. São pessoas com sentimentos, são crianças e adolescentes que querem ser crianças e adolescentes, que querem brincar” reforça Lídia, coordenadora de comunicação do Instituto.

No vídeo abaixo a fundadora e coordenadora do Instituto Aviva, a fisioterapeuta Ana Paula Carvalho, conta um pouco sobre a história do Instituto e o poder da inclusão.


Atividades durante a quarentena

Devido a pandemia do novo coronavírus, o Instituto passou por uma reestruturação de suas atividades. O encontro com as crianças, que antes era realizados todos os sábados, passou atualmente a ser realizado de forma remota, através das redes sociais. 

Recentemente, transpondo mais um desafio, o Instituto desenvolveu, nos últimos meses, diversas atividades com as crianças com temática de São João, além de realizar um Arraiá Delivery, em parceria com algumas empresas da região.  

Como ajudar?

Toda ajuda é bem-vinda, caso deseje se voluntariar, basta acessar o site do Instituto, na área Cadastro de Voluntário ou entrar em contato, de segunda a sexta, pelo telefone: (32) 99910-2558. Já para ser um doador, basta acessar o site na área DOAR, lá você encontra todas as informações necessárias para fazer parte dessa corrente do bem.

Além disso, o Aviva também possui uma parceria com o bazar Bem Dado, que destina ao Instituto 90% das  vendas, de roupas, sapatos e acessórios recolhidos pelo mesmo.

Fique por dentro

Para conhecer um pouco mais sobre as atividades do Instituto e fazer parte dessa linda iniciativa, visite o site do Instituto Aviva e conheça suas redes socias, como Facebook e Instagram.

Também não perca a chance de participar de uma capacitação online do Instituto sobre inclusão, que acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto. O #SejaAviver, vai contar com palestrantes de diferentes cidades do Brasil e de Portugal. A inscrição é gratuita e feita através do formulário.

Curte o conteúdo do Energia Inteligente? Compartilhe com os amigos e deixe sua opinião nos comentários!

Juliana Quinelato