Pokémon GO: Como funciona o aplicativo do momento
Lançado de surpresa para smartphones no dia 5 de julho, e disponível apenas em poucos países, “Pokémon Go” se tornou rapidamente um fenômeno. Mais popular que o Tinder e mais utilizado que o Whatsapp ou o Instagram entre os americanos, o game já provocou um aumento de bilhões de dólares nas ações da Nintendo, uma das responsáveis pelo projeto.
O game de realidade aumentada ainda é alvo de críticas em relação a seu contrato de privacidade, ao desempenho de seus servidores e à demora para chegar no Brasil – a previsão de lançamento segundo fontes é na quinta-feira, dia 21.
O aplicativo é gratuito e utiliza o sistema de GPS dos aparelhos para fazer com os jogadores se desloquem fisicamente para conseguir capturar os Pokémons, que estão espalhados ao redor do mundo com localizações pre-definidas. Assim, precisamos de fato deslocar com o celular para conseguirmos capturá-los.
Diferentemente da realidade virtual, o app inova trazendo o conceito de realidade aumentada para nosso cotidiano, a qual é um tipo de mídia que mistura o mundo real com elementos criados virtualmente. Para tal efeito, é usado a câmera do celular em conjunto com o app, logo o jogador visualiza seus arredores na tela do celular capturados pela câmera, e o aplicativo insere os Pokémons nesses lugares.
Assim ficamos aguardando ansiosamente que a Nintendo libere seus servidores aqui nas terras tupiniquins para capturarmos alguns Pokémons!
Fonte: TechTudo