Nasa cria sensor infravermelho para detecção de asteroides
Um sensor infravermelho, o Near Earth Object Camera (NEOCam), foi desenvolvido por estudiosos da Nasa com o intuito de auxiliar os cientistas a detectar asteroides e cometas. O sensor pode ser importante na ação de interceptar a rota de um asteroide e trazê-lo para a órbita da Lua para a exploração dos astronautas.
O diferencial do dispositivo que é feito com mercúrio, cádmio e telúrio, é que esse é capaz de detectar ondas infravermelhas nas temperaturas e pressões do espaço.
O NEOCam, que já foi aprovado em um teste rigoroso feito no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), foi projetado para ser mais confiável e mais leve para o lançamento a bordo de telescópios espaciais. O sensor tem mais pixels do que os tradicionais e chama a atenção por ter o tamanho de um selo postal.
A ideia da Nasa é que o NEOCam faça parte do projeto NEOWISE (Near Earth Object Wide-Field Infrared Survey Explorer), que usa o telescópio Wise, lançado em 14 de dezembro de 2009. Sua missão é mapear todo o céu em luz infravermelha com a maior resolução já vista.
Wise já catalogou centenas de milhões de objetos, o que inclui galáxias, berçários estelares e asteroides próximos da Terra. Dentre as descobertas pode-se citar cometas e asteroides entre Marte e Júpiter, além dos chamados objetos próximos à Terra – asteroides com órbita a menos de 45 milhões de km.
O NEOWISE, que já capturou imagens de 600 asteroides próximos da Terra,tem um número de 135 novas descobertas. Em maio de 2012, a Nasa anunciou que 4.700 asteroides podem ser perigosos para a Terra com uma avaliação feita pelo projeto.
A ideia de atrair asteroides para a órbita da lua é que a Nasa acredita que isso ajudará a defender a Terra caso algum objeto celeste entre em rota de colisão com o planeta.
FONTE: Info