Leilão da linha de transmissão de Belo Monte fica para 2012 Neste ano, Aneel prevê mais dois certames de transmissão, em agosto e dezembro


Crédito: Projeção

A licitação para construção da linha de transmissão que vai escoar a energia produzida pela hidrelétrica de Belo Monte (11.233MW), que está sendo construída no rio Xingu, Pará, vai ficar para o ano que vem. De acordo com o superintendente de concessões de transmissão da Aneel, Jandir Amorim, o leilão deve ser realizado no primeiro semestre de 2012. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), órgão de planejamento do governo, está em fase de estudos da instalação, que vai transportar não só a energia de Belo Monte, mas também de outras futuras usinas da região Norte.

Segundo Amorim, este ano deve ter ainda mais dois certames de linhas de transmissão: um em agosto e outro em dezembro. Essas licitações devem trazer linhas para atender ao crescimento natural do mercado. O diretor da Aneel, André da Nóbrega, destaca que, no leilão de agosto, que terá 12 lotes, está prevista uma linha que vai conectar Roraima, hoje um sistema isolado, ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Atualmente, Roraima é suprida por uma conexão com a Venezuela.

Fonte: Jornal da Energia