Japão cria robô com inteligência artificial que faz serviços de construção
Já há 7 anos, o Instituto Nacional de Ciência Industrial do Japão está desenvolvendo um robô que faz pequenas funções de pedreiro. Chamado de HRP-5P, o androide já está na sua quinta geração (por isso a nomenclatura 5P). Ele tem 1,82 metro de altura e é capaz de carregar objetos pesados, parafusar e até martelar.
Em desenvolvimento desde 2011, os modelos estão sendo aprimorados com novas ferramentas e possibilidades. A novidade deste quinto modelo, de acordo com comunicado da empresa, é a adição de uma inteligência artificial que consegue reconhecer objetos e entender as formas mais fáceis e seguras de resolver um problema.
Ao todo, ele pesa 101 quilogramas, e tem 37 articulações, o que permite fazer todas as funções básicas para construção. Para isso, ele também tem um sistema de reconhecimento de ambiente para evitar colisões e até mesmo que destrua o espaço que deveria construir.
No exemplo, o instituto mostra o HRP-5P pegando uma placa de 11 quilogramas em uma pilha delas, levando até uma parede sozinho e então pregando-a no local adequado. Todo esse processo é feito de forma independente, sem o apoio humano. Este é o avanço que os pesquisadores conseguiram com o novo modelo.
Será que ele já está pronto para substituir o ser humano? De acordo com o instituto, ele ainda tem que seguir com pesquisas para aplicações práticas. A proposta aqui é ainda apenas mostrar o avanço da tecnologia, mas eles acreditam que o futuro do trabalho manual já está logo ali. “Isso compensará a escassez de mão-de-obra, livrará as pessoas do trabalho pesado e as ajudará a concentrarem-se em mais trabalho de alto valor agregado”, finaliza a nota do grupo.
Fonte: CanalTech