IBM desenvolve software para aerogeradores inteligentes

Alstom e um centro de pesquisa espanhol testam o produto

Não são apenas as redes de energia que deverão ficar inteligentes nos próximos anos, os aerogeradores para usinas eólicas também. A IBM anunciou que a Alstom e o Ikerlan, centro de pesquisa espanhol sem fins lucrativos especializado em tecnologias da área energética, estão utilizando o software denominado Rational para desenvolver uma nova geração de máquinas que se ajustam automaticamente às condições do vento.

Os novos aerogeradores utilizam um sistema de controle que, por meio de sensores eletrônicos, é capaz de obter informações sobre as variações das condições ambientais, tais como a direção e velocidade do vento, a temperatura etc. Segundo a IBM, um sistema de controle central recolhe e analisa os dados de cada turbina, faz os diagnósticos e, de maneira remota, gerencia os aerogeradores e adapta seu funcionamento segundo as variações registradas. Desta maneira, é possível otimizar ao máximo seu funcionamento.

A Alstom e o Ikerlan estimam que a aplicação do software da IBM, em combinação com outro software da BigLever, que é sócia comercial da IBM, permitirá reduzir os custos de desenvolvimento em até 25% e o tempo do desenvolvimento de cada variação do produto à décima parte.

Fonte: Jornal da Energia

Lucas Conceição

%d blogueiros gostam disto: