Governo lança plano para ampliar produção de carro elétrico
O governo federal lança na próxima semana um estudo com as diretrizes sobre as ações para o desenvolvimento do carro elétrico em maior escala no país.
O secretário de Políticas Econômicas do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou que o Brasil está muito atrasado e tem gargalos tecnológicos para fabricar veículos desse tipo.
“Cabe ao governo estimular a pesquisa. Esse estudo vai fazer um diagnóstico sobre o que precisa ser feito para que o carro elétrico tenha participação significativa na frota”, afirmou.
Atualmente, o carro elétrico tem um a taxação de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) acima do carro comum. Barbosa disse que essa distorção será corrigida, mas, não de forma imediata. Por ora, comentou, não há qualquer previsão sobre desonerações para esses veículos.
“A recomendação é corrigir, mas isso tem que ser feito na velocidade adequada. se for de imediato, vai estimular importações, já que o carro não é feito no país”, afirmou.
O governo planeja ainda estimular as compras de ônibus híbridos (a combustão e eletricidade) para as grandes cidades.
O consumo por parte dos carros elétricos não sobrecarregaria a matriz energética brasileira. Segundo Barbosa, se os carros elétricos responderem por 10% da frota total, haveria uma demanda adicional por energia de 0,2%.
“A ideia é incluir essa demanda adicional no próximo plano decenal de energia”, afirmou.
Fonte:Folha Online