Fio de cabelo pode gerar energia renovável

Cinco estudantes do Nepal descobriram que os fios de cabelo podem gerar energia fotovoltaica e acreditam que essa pode ser a fonte renovável mais barata do mundo.

Segundo o portal de notícias Daily Mail, os adolescentes fizeram uma experiência para descobrir esse gerador de energia alternativa. Comandados por Milan Karki, eles começaram em um vilarejo da zona rural do país asiático, na própria casa do estudante. O objetivo de Karki era audacioso: descobrir algum método para gerar eletricidade para a sua própria casa e, futuramente, para o vilarejo onde vive e até mesmo para outros países.

A partir dessa ideia que Karki e seus amigos descobriram uma substância fotossensível que podia ser usada para conduzir eletricidade: a melanina, responsável pela pigmentação dos fios de cabelo humano. O estudante explica que os fios de cabelo substituem o silício usado nos painéis solares de alto custo e que, dessa forma, se o material orgânico for usado, a energia solar poderá ser gerada por pessoas de baixa renda.

Depois da descoberta, os jovens acreditam que o novo método tenha ampla viabilidade comercial. Os painéis produzidos pela equipe de jovens medem 15 polegadas e são capazes de gerar até 18W de eletricidade. O custo de produção do gerador fica em torno de 38 dólares.

Fonte: Info

1008jia2001