Empresa britânica cria robô-motoboy que entrega comida

Ultimamente se fala muito no potencial dos drones como veículo para fazer entregas. Amazon, Google e Walmart são três das grandes empresas interessadas e outras startups já estão investigando a possibilidade de entrar nesse campo. Uma nova forma de entrega automática já é real, são os robôs da empresa Starship Technologies.

Starship Technologies é uma  startup européia que tem como objetivo a construção de uma frota de robôs de entrega de autocondução , projetada para fornecer bens localmente dentro de 30 minutos . A empresa emprega mais de 30 pessoas e tem escritórios em Londres, Reino Unido , e Tallinn na Estónia. O ex- co- fundador da Skype Ahti Heinla é o  CEO da empresa, o  empresário Allan Martinson é diretor de operações e tecnologia e o veterano da indústria móvel Keith Cornell é Diretor Comercial.

Os fundadores da Starship Technologies dizem: “Nossa visão gira em torno de três zeros – custo zero, tempo de espera zero e impacto ambiental zero. Queremos fazer das entregas locais o que o Skype fez para as telecomunicações”.

Cidades como Londres, Hamburgo, Dûsseldorf y Berna já encontram em suas ruas o Starship, um pequeno robô automático que entrega comida em domicílio. O dispositivo é capaz de transitar de forma automática, enquanto está sendo monitorado por operadores humanos que estão nos centros de controle.

Os robôs da Starship podem transitar em uma distância de mais ou menos 5 kilômetros e em alguns testes realizados antes do lançamento conseguiram percorrer a distância de 8.000 kilômetros, cruzando-se com ao menos 400.000 pessoas sem ter nenhum acidente. Eles se movem com uma velocidade de pedestres e pesam mais de 18 kilos , são super seguros e podem andar em torno de objetos e pessoas . Consequentemente, eles não causam nenhum inconveniente.

O funcionamento é simples, uma vez que a comida é pedida por meio de um comando, este mesmo comando envia um sinal ao pequeno robô que pega a comida no estabelecimento e a entrega no lugar onde foi realizada a compra. Quando chega ao seu destino, o cliente deve desbloquear a abertura onde guarda a comida com um código enviado pelo aplicativo. A localização dos robôs está sendo monitorada pela equipe , para que você saiba exatamente a localização do seu pedido e o tempo de chegada e pra que tenha um maior controle. Toda a viagem dos robôs pode ser monitorado em seu  smartphone. Ele leva de 5 a 30 minutos para chegar no destino final

Por causa de emissões  de gás mínimas e de eficiência energética , o sistema é incrivelmente limpo e incrivelmente ecológico. Faz bem  para o planeta e para as empresas.

A intenção é que o uso do robô não seja somente de entrega de comida, como também de encomendas de outros tipos de produtos, os supermercados poderão usufruir desta nova modalidade de entrega e de compra.

Capaz de transportar o equivalente a dois sacos de supermercado ou mais precisamente 10 kilos, os robôs podem completar entregas locais dentro de 5-30 minutos a partir de um  ponto de venda, por 10-15 vezes menos do que o custo de alternativas atuais de entregas normais.

Como o ecommerce continua a crescer, os consumidores esperam ter opções mais convenientes para entrega , mas a um custo que lhes seja mais favorável. Os robôs são propositadamente concebidos utilizando as tecnologias feitas acessíveis por telefones celulares e tablets – é apto para este feito , e permite a redução de custos a serem repassados para o cliente.

Apresentando uma opção de entrega inteiramente nova e totalmente melhor para os clientes e todos os tipos de empresas , a entrega robô também abre novas oportunidades, como a  locação e retorno.Você aluga um produto e o devolve pelo mesmo robô.

Eles também são feitos para impedir que pessoas comuns abram o robô e levem sua comida. Para que ele estivesse apto para o trabalho, foi preciso uma longa fase de testes.

O robô que faz entrega representa uma nova maneira de consumir e uma nova estratégia de logística!
Fonte: Sacada de Mestre

logo_pet2