Construção futurista transforma poluição sonora em energia

 Uma equipe de designers criou a Soundscraper, uma torre capaz de transformar a poluição sonora em energia elétrica. A construção futurista de 100 metros de altura deverá ser construída perto de locais com alta frequência de ruídos, como grandes centros urbanos.

Desenvolvido na França, o projeto do Soundscraper foi feito pelos designers Julien Bourgeois, Olivier Colliez, Savinien de Pizzol, Cédric Dounval e Romain Grouselle. A equipe estima que cada torre seria capaz de produzir até 150 MW/h, equivalente a 10% do consumo de iluminação pública da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos.

A geração de eletricidade seria possível por causa da fachada da torre, que é coberta por 84 mil cílios com sensores de som. Portanto, barulhos emitidos pelo trânsito e nos ruídos dos canteiros de obras, por exemplo, serviriam como fonte de energia por gerar vibrações auditivas.

A ideia é que o Soundscraper também ajude a reduzir as emissões de carbono e a dependência de combustíveis fósseis. Além disso, a construção tentaria alavancar o uso desta nova fonte de energia. Já que não dá para eliminar a poluição sonora das cidades, é possível usar o barulho como fonte de energia.

 

Fonte: Info Abril
logopet