Cientistas chilenos criam uma sacola solúvel em água
Em julho do ano passado alguns engenheiros chilenos apresentaram um novo conceito de saco de plástico que é 100% solúveis em água. Esse seria um dos desenvolvimentos mais importantes dos últimos tempos em termos de cuidados ambientais.
A Solubag é a empresa chilena que impulsionou este empreendimento inovador nas mãos de seu gerente geral, Roberto Astete e seu gerente comercial, Cristian Olivares, e que consiste em modificar a fórmula química atual usada em todo o mundo para produzir sacolas plásticas.
O resultado dessa mudança na fórmula química do álcool polivinílico (PVA) é surpreendente porque os sacos se degradam e se diluem na água sem causar danos ao meio ambiente ou ao líquido vital, e ainda mais, permanece potável e adequado para consumo humano.
Esta sacola não polui, é diluída em água e o líquido ainda é potável.
Tem alguma desvantagem? Sim, em caso de ser surpreendido por uma chuva, estes sacos vão perder resistência e consistência, uma vez que as gotas os molham.
Note-se que essas sacolas poderiam ser produzidas por todas as empresas do mundo dedicadas à fabricação do modelo tradicional, e que para isso deveriam apenas modificar a fórmula química de produção, cujo registro pertence à Solubag.
Fonte: Engenharia É