Sensores Industriais
O que são sensores?
O sensor é um dispositivo que recebe um estímulo químico ou físico, então a partir deste estímulo ele gera um sinal que será convertido em uma grandeza física que será usada para medir, analisar e monitorar o comportamento do sistema em questão. Dependendo do tipo de sensor, ele pode possuir diferentes tipos de transdutores (dispositivo responsável por converter a natureza de uma energia) e de componentes físicos que irão auxiliá-lo a realizar suas funções.
Aplicações
Os sensores são aplicados em diversas áreas como medicina, robótica, telecomunicações, agricultura ou em casas, como é o caso dos sensores de presença.
Neste texto iremos falar sobre os sensores desenvolvidos para aplicações industriais. Desde que os sensores foram criados em 1950, eles desempenham um importante papel para automação industrial e para a segurança dos operários.
Tipos de sensores
Dependendo da situação é necessário diferentes tipos de sensores, alguns exemplos são:
Sensores de pressão: são utilizados para medir a pressão de um fluído, sendo aplicados em ambientes de fabricação de produtos robustos. Dispõe de modelos tubulares com invólucros compactos, com alta resolução, display, amplificador separado e com diversos tipos de saída e faixas de pressão. Alguns dos materiais que eles analisam são os gases, ar comprimido, líquidos corrosivos e não-corrosivos e viscosos.
Sensores de vazão: utilizados para especificar a quantidade de material que percorre um local em um intervalo de tempo definido. Os materiais podem ser sólidos, líquidos e gasosos.
Sensores de nível: utilizados para medir o nível de tanques, silos e reservatórios, onde é armazenado líquidos ou sólidos.
Sensores capacitivos: podem ser utilizados para detectar qualquer tipo de massa, por isso podem ser usados para detectar o nível de sólidos e líquidos, detectar materiais não metálicos como madeira, pó, vidro, cerâmica, entre outros.
Sensores indutivos: ao contrário dos sensores capacitivos, os indutivos são úteis para detectar materiais metálicos como aço, alumínio, ferro e latão.
Sensores magnéticos: utilizados para detectar um campo magnético, gerado por um ímã permanente ou por um eletroímã, podem ser aplicados para monitorar cilindros pneumáticos ou de válvulas lineares.
Sensores fotoelétricos: conseguem detectar partes, peças de máquinas automáticas e produtos confeccionados na linha de produção sem haver o contato físico. São aplicados em diversas máquinas industriais, pois oferecem uma grande quantidade de informações como cor, distância e luminescência.
Sensores de temperatura: utilizados para medir o nível de aquecimento dos equipamentos e o calor que envolve o processo industrial.
Sensores ultrassônicos: utilizando sinais ultrassônicos para detectar objetos e suas formas.
Sensores de fibras ópticas: utilizados para medir a distribuição de temperatura ao longo de um cabo de fibra óptica, são capazes de detectar vazamentos de tubulações, incêndios, substância, material, distância, marca, cor, entre outros.
Sensores de imagem: funcionam como a retina dos olhos, captam a luminosidade das imagens e as convertem em carga elétrica para ser gravada ou lida posteriormente.
Sensores transdutores lineares: utilizados para detectar a posição sem o contato, com precisão e de modo absoluto, são necessários em locais perigosos para os operadores e de difícil acesso.
Os sensores são um importante componente para o desenvolvimento da automação industrial, são cada vez mais aprimorados em suas tecnologias e contribuindo para o desenvolvimento das indústrias.
Por Rodrigo Lúcio.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos.
Fontes: HI Tecnologia, Wikipedia