Os 5 Maiores Submarinos do Mundo
Um submarino é um tipo de embarcação especializada em navegar submersa, sendo que o primeiro deles foi lançado em 1863, o chamado CSS Hunley também foi também o primeiro a conseguir afundar um navio de guerra e é conhecido por ser “pai” dos submarinos modernos.
O investimento nestas embarcações aumentou muito durante a primeira guerra mundial, quando a posse de uma tecnologia como essa se mostrou extremamente vantajosa. Afinal, um submarino funciona como um inimigo invisível, sendo capaz de se mover e se aproximar de alvos sem que sequer seja notado e sem deixar rastros.
Apesar de se revelar uma carta poderosa no âmbito militar, existem diversas finalidades para um transporte como esse, como o resgate de outras embarcações, a exploração do oceano e o descobrimento e estudo de espécies. Contudo, é preciso admitir que existem mais submarinos militares do que civis em atuação.
Além disso, existem diversos tipos de submarinos, mesmo entre os militares. Eles podem variar quanto ao tamanho,quanto à profundidade de navegação, e até mesmo quando ao tipo propulsão.
Surpreendentemente, alguns submarinos são movidos à energia nuclear, o que basicamente alimenta todo o sistema elétrico da embarcação. Basicamente, existe uma pequena usina nuclear móvel dentro de um compartimento envolto de chumbo e que pode tornar o submarino ainda mais rápido e letal. Os submarinos nucleares possuem autonomia para passar mais de 15 anos submersos e são praticamente indetectáveis.
Mas afinal, quais são os 5 maiores submarinos do mundo?
- Classe dos Typhoon
O RFS Dmitri Donskoi (TK-208) é o único deles ainda ativo atualmente. Esses submarinos foram desenvolvidos pela União Soviética nos anos 80 e levavam mísseis balísticos de ogivas nucleares. No total, chegavam a pesar 48.000 toneladas e mediam cerca de 170 metros de comprimento.
Esses verdadeiros gigantes levavam consigo também uma quantidade avassaladora de armamento, cerca de 20 mísseis nucleares, capaz de assustar qualquer inimigo.
2. Classe dos Borei
Podemos considerá-los os irmãos mais novos nos Typhoon. Desenvolvidos pela Rússia, também são submarinos balísticos. Porém, são mais tecnológicos e movidos à energia nuclear, chegando a uma velocidade de 46km/h. Quanto ao tamanho, possuem cerca de 170 metros de comprimento.
3. Classe Ohio
Projetados pela marinha dos EUA nos anos 70, são considerados os submarinos mais mortais. Eles também possuem 170 metros de comprimento, porém contam um deslocamento bem menor que os anteriores, cerca de 18 mil toneladas. Ainda sim, são os maiores submarinos construídos pelos Estados Unidos e levam consigo tanto mísseis balísticos quanto 8 ogivas nucleares 35 vezes mais poderosas do que as usadas contra o Japão na Segunda Guerra Mundial.
4. Classe Delta
Mais uma vez a URSS aparece nesta classificação, mostrando a todos que eles não estão pra brincadeira. Os submarinos dessa classe tiveram sua estreia em 1973, em plena guerra fria, e ajudaram a formar a frota Russa que até hoje se sustenta como uma das mais potentes do mundo.
5. Classe Vanguard
São submarinos nucleares com capacidade balística que atuam na Marinha do Real. Essa classe foi desenvolvida em 1994 como parte do programa nuclear britânico e, hoje, é a única plataforma de lançamento de armas nucleares do Reino Unido.
Para encerar esta matéria, fica aqui uma menção ao submarino nuclear brasileiro, chamado de Álvaro Alberto, que está em pleno desenvolvimento em parceria com a França. A previsão é de que o SN- 10 entre em funcionamento até 2030, levando dentro de si uma mini usina nuclear.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos!