O primeiro aeroporto urbano elétrico do mundo
O Air-One, primeiro aeroporto elétrico do mundo, desenvolvido pela empresa Urban Air Port, foi selecionado como o vencedor do Future Flight Challenge (ou Desafio Voo do Futuro). O projeto visa estimular o desenvolvimento da próxima geração de aviação sustentável e mudará a maneira como nos conectamos com as pessoas, entregamos mercadorias e prestamos serviços por meio do uso de novos veículos elétricos e autônomos, visando a liderança do Reino Unido na revolução da aeronavegação.
O aeroporto terá infraestrutura para receber aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), tais como drones de carga e táxis aéreos. Vale ressaltar que ambos tipos de aeronaves já foram abordados em outras matérias neste blog.
Os drones, além de transportarem cargas, podem também ser utilizados para vários requisitos relacionados à cadeia logística.
Já os táxis aéreos, como o próprio nome já especifica, são eVTOL particulares fretadas.
A cidade que sediará o projeto será Coventry, localizada na Inglaterra. Segundo a empresa, esta foi escolhida devida à sua localização geográfica no coração do Reino Unido, sendo possível alcançar a maioria das cidades do país em quatro horas. Além disso, ela é o centro histórico da indústria automotiva e aeroespacial, com um grupo de talentos que apoiariam a ideia.
“Já somos uma cidade que está ajudando a moldar o futuro do transporte elétrico e este é mais um projeto inovador que coloca Coventry na vanguarda das novas tecnologias”, Foi a fala do Conselheiro Jim O’Boyle, Membro do Gabinete do Conselho Municipal de Coventry.
A obra além de ter apoio financeiro do governo, terá também a Hyundai (multinacional sul-coreana de automóveis) como parceira. A empresa pretende lançar sua linha de aeronaves eVTOL em 2028.
A Urban Air Port revelou que planeja desenvolver mais 200 aeroportos elétricos nos próximos anos, tanto no Reino Unido quanto em outras cidades ao redor do globo.
Sendo assim, esse projeto visa não só a melhoria na mobilidade urbana, mas também em como torná-la mais sustentável, reduzindo a poluição do ar, o teor de carbono no transporte, ou seja, revolucionará o mercado da aviação.
Fontes: Tec Mundo
Matéria por: Otton Guerra
Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário!