Novo concreto deixa construções fortes o suficiente para suportar terremotos de magnitude 9
Desastres naturais recentes como furacões no Caribe e terremotos no México revelaram a necessidade de construções mais resistentes. Felizmente, pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica (UBC) desenvolveram um concreto pulverizável e ecológico que torna o exterior de edifícios tão forte como o aço e capaz de suportar desastres imprevistos.
O material é chamado Eco-friendly Ductile Cementitious Composite, ou EDCC – e é predominantemente composto por um subproduto industrial chamado Ashrack.
O produto final é muito semelhante ao aço. É durável, maleável e muito mais moldável do que o concreto comum.
Para testar a invenção, os pesquisadores pulverizaram EDCC em paredes de blocos de concreto de cerca de 10 mm de espessura. Eles então simularam um terremoto de magnitude 9 – a mesma força do terremoto que abalou Tohoku, Japão, em 2011. “Os resultados desses testes foram incríveis”, afirmou a Universidade de UBC, o candidato a Ph.D. Salman Soleimani-Dashtaki. “Nós podemos agitar o muro extensivamente sem que ele falhe”.
O vídeo acima mostra que a parede não reforçada teve um colapso em cerca de 65% de intensidade. Em contraste, a parede reforçada resistiu à intensidade total tremendo e flexionando. “Uma camada de EDCC de 10 milímetros de espessura é suficiente para reforçar a maioria das paredes interiores contra choques sísmicos”, disse Soleimani-Dashtaki.
Curtiu a notícia? Deixe o seu comentário e compartilhe com os seus amigos!
Fonte: Engenharia é