Nosso comportamento nesta pandemia confundiu seriamente os sistemas de aprendizado de máquina da Inteligência Artificial

Nosso comportamento nesta pandemia confundiu seriamente os sistemas de aprendizado de máquina da Inteligência Artificial

caos e a incerteza em torno da pandemia de coronavírus reivindicaram uma vítima improvável: os sistemas de aprendizado de máquina que são programados para dar sentido ao nosso comportamento on-line.

Os algoritmos que recomendam produtos na Amazon, por exemplo, estão lutando para interpretar nosso novo estilo de vida, relata o MIT Technology Review.

E embora as ferramentas de aprendizado de máquina sejam criadas para receber novos dados, elas geralmente não são tão robustas que podem se adaptar tão dramaticamente quanto necessário.

Por exemplo, o MIT Tech relata que uma empresa que detecta fraudes com cartão de crédito precisava intervir e ajustar seu algoritmo para explicar uma onda de interesse em equipamentos de jardinagem e ferramentas elétricas.

Um varejista on-line descobriu que sua IA encomendava ações que não correspondiam mais ao que estava sendo vendido. E uma empresa que usa a IA para recomendar investimentos com base na análise de sentimentos de notícias ficou confusa com o tom geralmente negativo em toda a mídia.

“A situação é tão volátil”, disse Rael Cline, CEO da empresa de consultoria de marketing algorítmica Nozzle, ao MIT Tech.

“Você está tentando otimizar o papel higiênico na semana passada e esta semana todo mundo quer comprar quebra-cabeças ou equipamentos de ginástica”.

Enquanto algumas empresas estão dedicando mais tempo e recursos para orientar manualmente seus algoritmos, outras vêem isso como uma oportunidade para melhorar.

“Uma pandemia como essa é um gatilho perfeito para criar melhores modelos de aprendizado de máquina”, disse Sharma.

Fonte: Engenharia É

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Kássia Carvalho