Linguagens de Programação

Linguagens de Programação

Saber uma linguagem de programação é fundamental no mundo moderno em que vivemos. Mas o que realmente é uma linguagem de programação?

Antes de responder a essa pergunta é válido entendermos sobre o que são as linguagens de alto e baixo nível. Quando estamos falando de um computador, todo seu funcionamento deve “passar” pelo processador, que é basicamente o cérebro de um computador onde serão processadas (como o próprio nome sugere) as informações. O processador “entende” apenas zeros e uns (linguagem de máquinas), considerados linguagem de baixo nível, ou seja, a mais “próxima” do processador. Já as linguagens de alto nível são uma forma simplificada de um humano se comunicar com a máquina. Vale lembrar que existe ainda uma terceira linguagem que faz a conversão da linguagem de alto nível para a linguagem de máquinas, conhecida como linguagem de montagem, sendo ela considerada também uma linguagem de baixo nível.

Em resumo, deve-se saber principalmente que as linguagens de nível baixo respeitam a arquitetura do processador, ou seja, vão variar caso seja x86 ou x64. Enquanto isso, as linguagens de alto nível são independentes da arquitetura do processador, já que não enviam comandos diretos.

Compreendida a diferença entre as linguagens, podemos dar destaques a algumas linguagens de alto nível que vem ganhando cada vez mais visibilidade no cenário global.

Linguagem C – Uma das mais conhecidas e difundidas linguagens, podendo ser aplicadas em diversos sistemas e exigindo pouquíssimo das máquinas. Encontrada principalmente em pequenos aparelhos e dispositivos IoT.

Python – Considerada a linguagem de mais fácil aprendizado, sendo muito utilizada em desenvolvimento web e machine learning.

Java Script – É uma antiga linguagem de programação muito utilizada em aplicações web e em dispositivos mobile.

Autor: João Ferrarezi

Deixe nos comentários se você sabe ou gostaria de aprender alguma linguagem de programação.

João Ferrarezi

%d blogueiros gostam disto: