Inovações tecnológicas para 2021

Inovações tecnológicas para 2021

As inovações tecnológicas adotadas pelo mercado vêm sempre para servir como resposta a certas tendências. Nesse sentido, há muitas chances que este ano será incômodo para os dirigentes das maiores empresas de tecnologia do mundo, visto que autoridades do setor econômico de Estados Unidos e da Europa estão cada vez mais rigorosas quando se trata da concorrência no setor, o qual provavelmente será um campo de batalha importante em 2021.

Este período deverá mostrar que as tecnologias estão cada vez mais próximas do nosso cotidiano. Sendo assim nosso Blog separou para todos três tendências tecnológicas novas para se atentar em 2021

1. Engenharia de dados

Fonte: IGTI Blog

Toda a informação que chega até você, seja através das redes sociais, ou em quaisquer outros websites da internet, não é nada além de dados sendo transmitidos. Porém, antes de sua chegada em seu destino final, eles são processados por um computador a fim de garantir integridade, confidencialidade, credibilidade e disponibilidade na informação transmitida.

Leia mais sobre em: Como funciona: Processamento de Dados

Se em 2020 a ciência de dados foi marcante, este ano prepara mais uma revolução no mercado. Logo, como as pessoas estão cada vez mais ligadas ao mundo digital, em 2021 as organizações deverão explorar muito mais a automação e a inteligência artificial, a terceira evolução tecnológica só pode ser uma ferramenta que amplie a  performance e escala dos empreendimentos, aumentando assim seus lucros. 

2. Nova era nas compras

Supermercado da Amazon permite que clientes saiam da loja sem passar nos caixas. — Foto: Reuters
Supermercado da Amazon permite que clientes saiam da loja sem passar nos caixas. — Foto: Reuters

O isolamento mudou nossa forma de interagir, pensar e, principalmente, testou os limites de nossa adaptação. Os varejistas e grande parte dos blocos econômicos tiveram que migrar para o mercado digital para se manterem competitivos. Dessa forma, a população em geral também viu nesta área da internet uma nova forma de realizar suas compras: mais seguras, transparentes e com maior variabilidade. 

Nesta transição, o futuro indica um misto entre ambientes off e online. Um ótimo exemplo é o da empresa Amazon que teve lucros bilionários, pois conseguiu se adaptar rapidamente a esta nova era das compras. 

Segundo o consultor de negócios nas áreas de Omnichannel, e-commerce e marketplace, Fábio Barros, até então o comércio online no Brasil apresentou uma oferta de produtos para consumo tradicional, como eletrônicos, moda, acessórios e perfumaria.

“Eles são considerados itens, porque apresentam uma composição fácil de se implementar em sites”, O consultor diz. “Atualmente as áreas de supermercado e alimentação já estão sendo inseridas em plataformas para que as pessoas possam reabastecer suas casas e até mesmo fazer as compras de forma mais rápida”, completa.

3. Hiper automação

A hiper automação tem dado sinais claros de crescimento na era da Indústria 4.0. Com o processamento de dados e, principalmente, do desenvolvimento da área da eletrônica, o mercado está se preparando para uma nova forma de operação industrial. Máquinas mecânicas já são consideradas “obsoletas” e essas tecnologias e processos recentes estão se transformando a cada dia.

Fernando Silva, diretor de Operações da Supero, ressalta também: “Esse será um dos princípios que vão reger 2021, a fim de diminuir os custos operacionais e dar apoio às operações remotas”.

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário!

Escrito: Davi Abrantes

Administrador