Impressora 3D de projeto livre constrói Torre de Babel

Impressora 3D de projeto livre constrói Torre de Babel

Torre de Babel sem confusão

As impressoras 3D vêm sendo saudadas como a tecnologia viabilizadora de uma nova revolução industrial – a revolução das máquinas livres – mas poucos achavam que elas permitiriam construir algo que a humanidade não foi capaz.

Engenheiros da Universidade de Umea, na Suécia, construíram uma impressora 3D especial que trabalha suspensa por linhas de pesca, o que permite que ela vá sendo elevada automaticamente conforme constrói estruturas virtualmente sem limites de dimensões.

E o primeiro trabalho da demonstração da HangPrinter – impressora suspensa, em tradução livre – foi construir uma Torre de Babel, algo que o homem não foi capaz de fazer dependendo apenas de suas próprias capacidades.

“Tanto quanto eu saiba, a HangPrinter é a única impressora 3D do seu tipo. Existem robôs paralelos acionados por cabo e outras impressoras 3D a cabo, mas a HangPrinter é única porque todas as suas partes, exceto a fonte de energia, estão montadas no dispositivo móvel, e ela pode usar estruturas existentes – neste caso as paredes – como um quadro de apoio,” disse o professor Torbjorn Ludvigsen, inventor do equipamento.

Hardware aberto

O uso de apoios já existentes é interessante porque, de acordo com Ludvigsen, o quadro de suporte representa quase metade do custo de uma impressora 3D.

A equipe está interessada em baixar o custo porque pretende que qualquer interessado possa construir sua própria impressora 3D suspensa. Para isso, eles disponibilizaram gratuitamente o projeto no endereço https://github.com/tobbelobb/hangprinter.

Fonte: Inovação Tecnológica                                    

1008jia2001

%d blogueiros gostam disto: