Dr. Wu Lien-Teh, o médico precursor das máscaras

Dr. Wu Lien-Teh, o médico precursor das máscaras

Dr. Wu Lien-teh é um médico nascido na Malásia e é considerado o pai da saúde pública chinesa e precursor das máscaras com filtro PFF2, as mais utilizadas atualmente na medicina e na proteção contra o vírus da COVID-19.

Wu Lien-teh ganhou uma bolsa aos 17 anos na Universidade de Cambridge no Reino Unido e se tornou o primeiro aluno de ascendência chinesa a obter um doutorado em Cambridge. Após terminar uma pós-graduação sobre a malária e outra de bacteriologia, ele retornou para a Malásia.

Porém, em 1910, uma epidemia de uma doença mortal eclodiu na China e virou uma crise sanitária internacional quando os moradores começaram a fugir da cidade. Dr. Wu Lien-teh realizou uma autópsia em uma mulher estrangeira que tinha morrido, pois, não era aceito na cultura chinesa realizar esse tipo de procedimento. Com isso, ele concluiu que se tratava da peste pneumônica que já havia matado milhares na Europa no século XIV e podia ser transmitida pela expiração e por fluidos humanos, algo que contrariava a crença Ocidental, que considerava que só pulgas de ratos a transmitiam.

Então, Dr. Wu separou os doentes em locais de quarentena e ordenou equipes de patrulha para revisar as casas das pessoas em busca de novos casos. Além de todos esses feitos, ele desenhou e fabricou uma máscara com tecido, algodão e gaze com várias camadas para filtrar o ar e recomendou que a população usasse para evitar novos contágios. Outro feito foi convencer as autoridades chinesas a cremar os corpos de mortos que faleceram devido à peste pneumônica, pois ele compreendeu que os cadáveres naquele inverno congelante poderiam servir de incubadora para o bacilo da peste, e cremar os cadáveres era proibido por lei.

Dr. Wu ficou durante duas décadas na linha de frente de prevenção de epidemias em Harbin e com isso conseguiu erradicar o reaparecimento da peste pneumônica em 1921 e da epidemia de malária em 1919.

Ele também criou um Sistema Nacional de Quarentenas e em 1935 se tornou o primeiro malaio a ser indicado ao Prêmio Nobel de Medicina. Veio a falecer em 1960 aos 81 anos, vítima de um derrame cerebral.

A máscara criada por Wu Lien-teh é considerada a precursora da atual máscara modelo “PFF2” assim conhecida no Brasil, e nos Estados Unidos conhecida por N95, que é a máscara mais eficaz para a proteção contra o Coronavírus.

Escrito por Bianca Cardoso

Fonte:

https://brasil.elpais.com/sociedad/2021-03-10/dr-wu-lien-teh-o-primeiro-heroi-a-recomendar-mascaras-para-enfrentar-uma-pandemia.html

Bianca Cardoso