Baterias de cimento
Uma equipe de pesquisadores da Universidade Tecnológica de Chalmers, em Gotemburgo, na Suécia, desenvolveram um cimento que é capaz de armazenar energia. Em tese, os prédios construídos utilizando este cimento serão capazes de armazenar energia e desta forma se transformam em grandes baterias sustentáveis.
Para que o material consiga armazenar a energia, foi adicionado em sua composição pequenas quantidades de fibras de carbono revestidas com metal e assim aumentar sua condutividade. O conjunto de ferro e zinco foi utilizado como ânodo, para o cátodo foi utilizado níquel.
Os primeiros testes tiveram como resultado, que o protótipo estava uma densidade de energia média de 7 watts por metro quadrado, equivalente a 0,8 watts por litro, este nível de densidade é considerado baixo dado que baterias comerciais possuem uma densidade maior, porém dependendo do volume da estrutura é possível´aumentar a densidade até o ponto em que ela será maior que das baterias comerciais. Este resultado é 10 vezes maior que os projetos anteriores.
Os cientistas acreditam que a tecnologia pode ser aplicada a alimentação de iluminação a LED, para o fornecimento de redes sem fios, podem ser integradas a painéis solares para fornecer eletricidade, além disto também seriam capazes de detectar rachaduras ou corrosão no concreto.
Escrito por Rodrigo Lúcio
Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos.
fontes: