Voando de Consciência Limpa

No dia primeiro de dezembro de 2021 foi realizado o primeiro voo com passageiros em uma aeronave abastecida com um tipo de Combustível Sustentável de Aviação, CEF.

A companhia aérea americana United Airlines deu um salto para o futuro ao optar por um combustível 100% livre de petróleo e que possui o potencial de reduzir as emissões de carbono.

De acordo com a agência nacional de aviação ANAC, existem diferentes tipo de combustíveis sustentáveis e são separados em duas categorias: Os Combustíveis Sustentáveis de Aviação (Sustainable Aviation Fuels – SAF) e os Combustíveis de Aviação com Menos Carbono (Lower Carbon Aviation Fuels – LCAF). 

Para qualificar um produto como SAF é LCAF é realizado todo uma análise das emissões de gases durante todo o processo de produção, de distribuição e de combustão da matéria.

Para esse primeiro voo, ainda não foi divulgado exatamente a composição do combustível utilizado, porém existe um palpite de que óleos e gorduras de cozinha foram parte da base. Contudo, não há certeza da proporção dos componentes, nem de quanto esse produto é vantajoso em termos de redução da emissão de CO2 na aviação.

Também na primeira semana de dezembro, a Embraer anunciou uma parceria com uma fabricante americana de motores de aviões, visando o uso de SAF para o funcionamento das aeronaves e a redução à zero das emissões líquidas de CO2 nos voos até 2050.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é LOGO-PET-1.png

fontes:

https://www.tecmundo.com.br/ciencia/229853-combustivel-100-sustentavel-usado-voo-comercial-primeira-vez.htm

https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/meio-ambiente/combustiveis-sustentaveis-para-a-aviacao

https://www.biodieselbr.com/noticias/biocombustivel/bioqav/embraer-firma-parceria-para-estudos-em-combustivel-de-aviacao-100-sustentavel-011221