Uma areia especialmente tratada poderia ajudar na recuperação de águas pluviais em água potável
As grandes tempestade deixam notórias por transportar poluentes nocivos diretamente para fontes de água limpa. Engenheiros da Universidade da Califórnia, em Berkeley, criaram uma solução para remover esses poluentes e dar uma nova vida às águas pluviais.
Mesmo nas grandes cidades, encontrar água potável pode ser difícil. A água da chuva corre sobre os telhados, os gramados tratados quimicamente, os metais corroídos e o cocô de animais. Essa água pode sobrecarregar os sistemas de esgoto, inundando ruas com o lixo nocivo.
A poluição excessiva das fontes de água também força os governos locais a gastar mais dinheiro tratando a água com flúor e outros produtos químicos antes que ela seja segura para os residentes. E, a maioria das cidades geralmente descarrega a água extra poluída em rios e riachos próximos para compensar as inundações, muito em detrimento da flora e fauna de uma comunidade.
Agora, uma nova criação da UC Berkeley usa uma areia revestida com minerais para livrar a água de poluentes. Os pesquisadores esperam que isso possa reduzir significativamente os produtos químicos tóxicos em águas pluviais que se infiltram em aquíferos subterrâneos. Isso acabaria por trazer mais água para as comunidades urbanas “secas”.
Os pesquisadores admitem que a areia revestida não pega todo tipo de contaminante. No entanto, ao ser usado junto com outras formas de tratamento, aumenta significativamente a pureza da água, observa os pesquisadores responsáveis pela areia.
Fonte: www.engenhariae.com.br
E aí galera, curtiram o conteúdo? Não esqueçam de deixar comentários!