Projeto Cidades do Futuro coloca Sete Lagoas como cidade modelo no país
Da Agência Ambiente Energia – Para promover melhorias nos serviços prestados, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) está desenvolvendo diversas tecnologias com foco em geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no município de Sete Lagoas. Com incentivo do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Cemig, as iniciativas são testadas em parceria com centros de pesquisas, universidades e fornecedores.
Um dos projetos em fase de teste é o Cidades do Futuro que, no momento, coloca Sete Lagoas como a cidade modelo no país no âmbito de possibilidades de melhorias no fornecimento de energia. Está em fase de validação a arquitetura com a tecnologia das redes inteligentes (smart grid) para a realidade da Cemig, por meio de testes de produtos, serviços e soluções inovadoras, além da análise da viabilidade técnica e econômica para futura implantação em todo o estado.
Segundo a companhia, Sete Lagoas foi escolhida como o município piloto no projeto por apresentar uma grande diversidade de atividades econômicas e perfis de clientes. Outro fator decisivo para a escolha é a presença da Universidade Corporativa da Cemig (UniverCemig), que possui uma rede modelo e laboratórios estruturados para a realização de testes e capacitação de equipes. A cidade também possui um índice de radiação solar satisfatório, que possibilita o estudo de usinas fotovoltaicas.
A Cemig e parceiros estão implementando a primeira usina experimental de Geração Solar Fotovoltaica da América Latina. O novo empreendimento será uma oportunidade para a Cemig aprimorar o domínio dessa tecnologia de geração.
Fonte: Ambiente Energia