Ônibus com filtro especial deixa o ar mais puro enquanto anda pelas ruas

A operadora de ônibus Go-Ahead Group, de Londres, lançou no mês passado o primeiro ônibus do Reino Unido que filtra e deixar o ar mais limpo enquanto percorre a cidade.

Chamado de Bluestar Bus, o veículo foi desenvolvido com um filtro especialmente projetado para remover as partículas ultrafinas do ar, interceptando-as enquanto anda pelas ruas. Com isso, o ar que vai ficando atrás do ônibus sai mais puro.

A cidade de Southampton foi escolhida para receber o primeiro protótipo por estar no limite da poluição atmosférica considerada segura.

“Queremos que este piloto mostre que os ônibus devem ser encarados não apenas como a solução para o congestionamento nas cidades, mas também como para o problema da qualidade do ar”, conta David Brown, chefe executivo da Go-Ahead.

O filtro de ar é fabricado pela Pall Aerospace, considerada a maior empresa de filtragem aeroespacial e de defesa do mundo. A Go-Ahead conta que se todos os ônibus da Bluestar fossem equipados com a nova tecnologia, o ar na cidade seria limpo 16 vezes ao ano em uma altura de 10 metros, melhorando a qualidade de vida de seus moradores.

Fonte: Canal Tech logo_pet2