Neste sábado, apague as luzes por 60 minutos contra o aquecimento global

Sábado, dia 31 de março, das 20h30min às 21h30min, apague as luzes e mostre sua preocupação com o aquecimento global

Neste sábado, 31, 147 países e mais de 5 mil cidades apagarão as luzes por uma hora. No Brasil, até o momento são 125 cidades, das quais 24 capitais, confirmaram apoio ao movimento.

A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é um ato simbólico no qual todos são convidados a mostrar sua preocupação com o aquecimento global. É uma iniciativa mundial da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas.

Durante a Hora do Planeta, pessoas, empresas, comunidades e governo são convidados a apagar suas luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global.

Sábado, dia 31 de março, das 20h30min às 21h30min. Apague as luzes e participe!

Apoio da ONU

Em comunicado oficial no início desta semana, Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, convidou as pessoas, organizações e empresas de todo o mundo a fazerem o mesmo, em solidariedade aos 20% de homens, mulheres e crianças que não têm acesso à eletricidade, no planeta.

“Desligar as luzes é um símbolo do nosso compromisso com a energia sustentável para todos”, disse Ki-moon. E acrescentou: “Precisamos alimentar o nosso futuro com energia limpa, eficiente e acessível. Agindo juntos, poderemos alimentar um futuro melhor”.

No Brasil

Até o momento 125 cidade brasileiras, 24, das 26 capitais estaduais, vão participar do movimento que se espalhou por todas as regiões do país, com três estreantes: Porto Velho/RO, Macapá/AP e Boa Vista/RR . Serão ao todo 546 monumentos apagados.

“É muito bom ver que o Brasil está engajado e aderindo à Hora do Planeta. Ter quase todas as capitais é bastante significativo de que o país está atento à necessidade de agir para enfrentar os problemas ambientais. Por isso, também convidamos todos esses participantes a irem ‘Além da Hora’ e colocarem em prática ações mais sustentáveis em suas cidades, empresas e casas”, afirmou Regina Cavini, superintendente de Comunicação e Engajamento do WWF-Brasil.

Em cada cidade, as prefeituras, organizações, empresas e até mesmo os cidadãos engajados estão preparando sua programação. No Rio de Janeiro, cidade oficial do movimento no País, as luzes do Cristo Redentor, da orla de Copacana, dos Arcos da Lapa e muitos outros símbolos serão apagadas às 20h30. O evento, organizado pelo WWF-Brasil, acontecerá no Arpoador a partir das 17h, com oficinas, exibição de vídeos, música e apresentações de dança e circo.

No mundo

Lançada em 2007 na Austrália, a Hora do Planeta chega mais longe a cada ano. 147 países participarão do movimento este ano — em 2011 foram 135 —, que será registrado do espaço pelo astronauta e embaixador do WWF, André Kuipers.

Centenas de monumentos em mais de 5 mil cidades e vilas vão ficar no escuro no sábado, hora local. Entre os países que participam pela primeira vez estão a Líbia, Argélia e Butão.

Entre os monumentos que terão suas luzes desligadas destacam-se: a Torre de Tóquio, a Grande Muralha da China, o Estádio Nacional de Pequim (Ninho de Pássaro), o Museu da Líbia, Biblioteca Nacional da Bielorrússia, a Torre Eiffel, o Louvre, Portão de Brandenburgo, a Torre de Pisa, a cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano, Palácio de Buckingham, a Tower Bridge, Casas do Reino Unido do Parlamento , Big Ben, Cristo Redentor, Times Square, o Empire State Building, a sede da ONU e muito mais.

Para mais informações, visite o site www.horadoplaneta.org.br e veja como participar!

Fonte: Jornal Agora

1008jia2001