Engenheiros estão desenvolvendo um inovador caminhão movido a hidrogênio e com emissão zero
Uma equipe de engenheiros de Liverpool estão desenvolvendo um novo caminhão movido a hidrogênio, com emissão zero. O veículo é o produto de uma parceria entre especialistas em hidrogênio da ULEMCo e Innovate UK.
A tecnologia vai modificar o caminhão FH16 da Volvo para demonstrar como o hidrogênio pode ser poderoso no transporte de cargas pesadas.
Este veículo movido a hidrogênio em particular, se difere de outros como é um caminhão Mega Low Emissions (MLE), de acordo com seus criadores. Isso significa que o hidrogênio aciona os veículos usando um motor de combustão em vez de células de combustível e um motor elétrico.
Os engenheiros da Ulemaco apontaram que nos carros a hidrogênio “tradicionais”, os hidrocarbonetos ainda afetam a qualidade do ar. No entanto, o caminhão MLE não emite esses elementos por meio de seu modelo de motor mais convencional.
Os desenvolvedores da ULEMCo disseram que usando projetos tradicionais de motores e caminhões, eles podem contornar a transformação necessária para a eletrificação. Assim, o prazo para a meta de emissões zero de carbono é reduzido, ao mesmo tempo em que minimiza significativamente o custo de mudança para os clientes.
“Estamos muito entusiasmados com o potencial do hidrogênio como combustível, ele é o caminho para a obtenção mais rápida de emissões zero de carbono em veículos comerciais”, disse Amanda Lyne, CEO da ULEMCo. “Com este demonstrador MLE, co-financiado pela agência de inovação do Reino Unido, Innovate UK, estamos mostrando que ter veículos movidos 100% a hidrogênio em motores de combustão é uma opção prática e econômica. Ele se encaixa bem com as conversões de combustível duplo de hidrogênio que temos já implementado comercialmente. “
Esta não é a primeira transformação da ULEMCo de um motor a diesel em uma criação movida a hidrogênio. Várias de suas criações ainda estão ativas em todo o Reino Unido. Este veículo em particular, no entanto, será o primeiro produto totalmente a hidrogênio. Ele vai ter pelo menos 300 cavalos de potência com 17 kg de hidrogênio a bordo. Também é esperado que tenha um alcance de 300 km quando descarregado.
Atualmente, a empresa quer trabalhar com grandes frotistas para modernizar suas frotas atuais – especialmente aquelas que operam em áreas urbanas. A ULEMCo afirmou em um comunicado a imprensa que os primeiros planos para o veículo poderiam incluir caminhões de coleta de lixo e entregas locais, casos em que seria relativamente fácil para um caminhão retornar à sua estação para reabastecer.
Fonte: Engenharia É