Energia renovável é suficiente para a demanda do mundo?

Energia renovável é suficiente para a demanda do mundo?

Podemos alimentar o mundo apenas com energia renovável? Ou é apenas um sonho? A resposta curta é sim, mas não será fácil, para dizer o mínimo.

Há um velho ditado “onde há uma vontade que há uma maneira” que praticamente resume a principal barreira para conseguir isso.

Uma pergunta melhor poderia ser “será que haverá vontade de energizar o mundo apenas através de energias renováveis?”. Essa é uma pergunta muito mais difícil de responder, quanto mais começar a abordar.

Se a vontade, tanto política quanto social, pode ser alcançada, então em teoria, isso seria possível.

A necessidade é a mãe de toda invenção

Se um consenso global com todos os seres humanos no planeta (improvável) poderia ser alcançado ou se o progresso é impulsionado por motivos de lucro semelhantes a uma nova “corrida do ouro”, só assim será possível construir um futuro somente renovável.

Mas a realidade do mundo pode nos forçar a fazer essa enorme reformulação do nosso atual mix de geração de energia. Por mais usuais que sejam os combustíveis fósseis como fonte de combustível, eles são, por sua própria natureza, finitos.

Embora as estimativas de reservas de combustíveis fósseis tendem a ser revisadas a cada década, à medida que novas fontes são encontradas ou outras, de repente, se tornam economicamente viáveis, haverá um tempo em que elas estarão esgotadas. Isso é inevitável.

Outros fatores determinantes incluem o debate sobre os efeitos no clima da Terra. Isso, infelizmente, tornou-se altamente politizado e geralmente se tornou um osso de disputa partidária.

Além disso, a natureza finita básica de nossas atuais fontes de energia exigirá que encontremos fontes alternativas. Renováveis podem ser a solução perfeita.

Provavelmente é provável que, então, e somente então, os humanos olhem seriamente para alternativas que supram nossa sede de energia.

Imagem: Exxon Mobil

Afinal, para toda a “sinalização de virtude”, para emprestar uma frase, sobre “salvar o planeta”, é altamente improvável, a maioria vai desistir de seus estilos de vida atuais para reduzir suas necessidades gerais de consumo de energia.

É pouco provável que ninguém pare de dirigir seus carros, use seus dispositivos inteligentes ou a internet, ou pare de usar eletrodomésticos famintos por energia em breve. E por que eles deveriam?

Afinal, um dos principais motivos para o desenvolvimento tecnológico humano é nosso desejo de tornar a vida um pouco mais fácil e, provavelmente, mais importante, salvar nosso único ativo – o tempo.

Para este fim, devemos encontrar uma maneira de produzir energia de tal forma que possa ser sustentável a longo prazo.

Fonte: Engenhariaé

 

1008jia2001