Google patenteia pipas que geram energia

Para o Google, uma pipa é muito mais do que diversão. A gigante da tecnologia vê potencial para criar um sistema de pipa sofisticado capaz de gerar eletricidade suficiente para alimentar e impulsionar um navio de carga.

O Google emitiu uma patente este ano que descreve uma pipa rígida transportada por via aérea que contém uma central energética a bordo que se conecta a um navio através de um cabo elétrico condutor.

Esta visão incomum não é inteiramente surpreendente, uma vez que o Google X adquiriu a empresa de pipas de energia Makani em 2013. Estas pipas de energia podem alcançar altitudes mais altas e aceder a ventos mais fortes do que as turbinas de vento convencionais, de acordo com a empresa.

Quando uma altura desejada é atingida, o veículo aéreo pode fazer a transição e operar no modo de geração de energia. Além disso, quando o navio está ancorado, as turbinas eólicas transportadas pelo ar também podem ser usadas para gerar energia que pode ser usada mais tarde.

“Basicamente, as pipas podem impulsionar os centros de dados flutuantes para qualquer parte do mundo, levando os data centers mais perto dos usuários finais, o que é sempre melhor”, disse Deepak Gupta.

Fonte: EngenhariaÉlogo_pet2