China torna-se o primeiro país a produzir mais de 3GW de energia solar em larga escala
A China tornou-se em junho o primeiro país a produzir mais de 3GW de energia solar em larga escala, segundo dados divulgados pela Wiki-solar(empresa especialista em estatísticas de produção de energia solar em larga escala). Com isso, a capacidade global de grandes instalações fotovoltaicas cresceu 35% no primeiro semestre de 2013,o equivalente a quase 4 GW. Elevando a cota mundial para 15 GW e contrariando a desaceleração dos outros setores do mercado.
Em 2011, a China aumentou sua meta de produção de energia solar para 15 GW, até 2015. Uma meta considerada ambiciosa de acordo com especialistas do setor. Mas com essa nova produção, acredita-se que o país asiático está no caminho certo para atingir o objetivo.
Todavia, os Estados Unidos poderão ser os próximos a superar esse marco, conforme prevê o especialista no mercado fotovoltaico, Philip Wolfe, afirmando que o país estará no topo da lista até o final do ano. “O California Solar Valley Ranch, que possui capacidade de 250MW, foi concluído em junho. E o projeto Topaz, de 500 MW, já conectou mais de 100 MW”, explica Wolfe. No geral, a capacidade total de produção de energia solar dos EUA foi relatado recentemente ter chegado a 10 GW.
Enquanto isso, a atividade também está acelerada em outros mercados, conforme divulgado pela Wiki-solar, que cita ter grandes projetos em andamento o Brasil e outros países, como África do Sul, Chile e Filipinas. De acordo com Philip Wolfe, logo esses países também estarão no ranking de produção solar em larga escala.