Brasil pode ter 15 usinas nucleares até 2050
Investimentos na fonte estão incluídos no planejamento, segundo o ministro Eduardo Braga
O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, defendeu no Senado a construção de usinas nucleares e anunciou a previsão no planejamento de 15 novos empreendimentos até 2050. A intenção do governo, segundo o ministro, é implantar quatro novas centrais, além de Angra 3, até 2030. “Vamos discutir a partir de agora um novo modelo para essas usinas”, disse.
Braga informou que 21 sites destinados à implantação de novas plantas já foram estudados e identificados no país. As nucleares têm o custo de produção de energia mais baixo entre as térmicas – de R$ 20 por MWh. O Brasil acrescentou, tem uma das maiores reservas de urânio do mundo, dispõe da tecnologia para beneficiamento, mas ainda importa urânio enriquecido.
O ministro lembrou que um terceiro leilão de reserva, voltado para contratação de termelétricas a gás no Sudeste e Centro-Oeste para atendimento à ponta em 2016 será realizado ainda este ano. “Hoje temos por volta de 30% de térmicas. Não precisamos muito mais que isso”, afirmou Braga.
Ele destacou que será preciso substituir algumas usinas mais antigas e ampliar a oferta térmica de 3% a 4% para atender a demanda. Entre esses projetos estariam usinas a carvão.
Fonte: Canal da Energia