Como funciona: pisca-pisca de Natal – Bônus: dicas para evitar acidentes com decoração de Natal

Como funciona: pisca-pisca de Natal – Bônus: dicas para evitar acidentes com decoração de Natal

O pisca-pisca é um item imprescindível na decoração de Natal. Suas luzes trazem alegria e um colorido especial para as árvores, fachadas das casas, janelas e onde a sua imaginação escolher. Temos certeza que você também já se irritou ao tentar desembolar seus fios para montar a decoração do ano seguinte! Mas como funciona um pisca-pisca, o que faz ele piscar?

Temos dois esquemas de montagem principais para os pisca-piscas: em série ou em paralelo. A seguir, descreveremos os dois.

O funcionamento em série é composto por várias lâmpadas ligadas uma após a outra e na mesma fonte de energia, assim, a corrente elétrica sai de um dos pólos, percorre todas as lâmpadas e entra no outro polo, seguindo um único caminho.

Como em um circuito em série comum, a corrente possui a mesma intensidade ao passar por todas as lâmpadas. Logo, todas elas têm o mesmo brilho e funcionam sempre juntas, ou todas estarão acesas ou todas apagadas. No entanto, se uma lâmpada está queimada, todas as outras lâmpadas se apagam, pois todo o circuito é interrompido.

Para que as lâmpadas pisquem, é usado um sistema interruptor que abre e fecha o circuito, permitindo e interrompendo a passagem da corrente elétrica.

O funcionamento em paralelo, as lâmpadas estão ligadas em um arranjo paralelo e separadamente na fonte, assim, se uma das luzes se queima, todas as outras continuam ligadas, submetidas à mesma tensão.

Assim, como no circuito série, o piscar do circuito todo pode ser controlado por um interruptor simples, mas também é possível utilizar um circuito mais complexo de chaveamento eletrônico para piscar cada lâmpada individualmente.

Fique atento a algumas dicas para evitar acidentes com as decorações de Natal, principalmente com pisca-piscas:

  • Evite o uso de luzes elétricas em árvores metálicas, pois ela pode ficar carregada com a eletricidade de luzes defeituosas e dar choques;
  • Desligue todas as luzes quando for dormir ou sair de casa. As luzes podem dar curto e iniciar um incêndio;
  • Ligue o pisca-pisca em tomadas que ficam longe do acesso das crianças;
  • Evite usar velas acesas em árvores;
  • Não deixe fios desencapados e espalhados pelo chão;
  • Substitua fios elétricos desencapados e proteja tomadas com tampas, fita isolante ou mesmo móveis;
  • Alguns pisca-piscas contém chumbo, elemento extremamente tóxico para crianças e adultos. Por conta disto, é importante lavar bem as mãos depois de mexer neste material e deixar fora do alcance das crianças;
  • Evite colocar as lâmpadas perto de fontes de calor e de cortinas, que podem propagar mais rapidamente o fogo em caso de curto-circuito
  • Ao instalar pisca-piscas que foram usados em outros anos, revise cada lâmpada e troque as queimadas, verifique se há fio solto e se o plugue está íntegro. Nunca deixe lâmpadas queimadas no circuito;
  • Para ambientes abertos, como varandas, sacadas, fachadas e quintais, as lâmpadas devem ser à prova d’água. Opte por modelos tipo “mangueiras”, que são específicos para esses lugares. O mesmo cuidado se deve ter ao colocar lâmpadas em árvores naturais, pois estas precisarão ser regadas. Certifique-se de ligar as lâmpadas a circuitos com fio-terra.

Depois de ler esse nosso post, você estará preparado para ter um Natal lindo, iluminado e mais seguro! 

Feliz Natal e Boas Festas!!

Fontes:

Museu Weg

Como Funciona o Pisca-Pisca

Evite acidentes ao preparar a decoração de Natal

Pisca-Pisca: Evite acidentes com as luzes e a decoração de Natal

Por: Júlia Bittencourt

Júlia Bittencourt